... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Larva de besouro (Passalidae)

Larva de besouro (Passalidae)

Publicado por Josival Araújo

no dia 01/04/2021

25 visualizações

0 comentário

20201010 124922

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Essa é uma larva de besouro da família Passalidae. Esta larvas são encontradas em troncos de árvores mortas e se alimentam de material vegetal em decomposição. As larvas de Passalidae são alongadas, sub-cilíndricas e ligeiramente curvadas em forma de “C”, como na foto, com coloração branco leitosa.

As larvas de Passalidae são fácies de identificar, pois elas parecem ter 4 pernas (2 pares) e sabemos que os insetos tem 6 pernas. O que acontece é que o último par de pernas é atrofiado para raspar na coxa da larva e produzir um som para se comunicar com os adultos. A comunicação por sons é muito comum em Passalidae. Tantos os adultos quanto as larvas produzem sons para se comunicarem. As larvas precisam se comunicar com os adultos para receberem a comidas já triturada, por isso que o cuidado parental é muito forte nestes besouros.

Essa é uma larva do gênero Veturius, registrada na ESEC Caetés dentro de um tronco em decomposição.

Marcadores do autor

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal