O socó-do-mangue é uma ave limícola de médio porte da Ordem Pelecaniformes. Seu nome científico é Nyctanassa violacea. É uma espécie com grande distribuição geográfica, ocorrendo em regiões litorâneas desde o sul dos Estados Unidos até a região sudeste do Brasil. Como o seu nome popular indica, é uma espécie característica de manguezais, onde se reproduz e se alimenta. Sua dieta é baseada preponderantemente de crustáceos. É por isso que Nyctanassa violacea também é chamada de socó-caranguejo. A espécie também é conhecida como tamatião ou por savacu-de-coroa.
Na época reprodutiva, as fêmeas põem, em média, três ovos em seus grandes ninhos construídos com gravetos secos [1]. Os ninhos são construídos preferencialmente acima de áreas permanentemente alagadas do mangue, talvez como estratégia de proteção contra predadores.
Registro realizado no Manguezal Chico Science do Espaço Ciência, Olinda, no dia 23 de outubro de 2021. Em um estudo realizado neste manguezal, entre 2012 e 2013, foram encontrados 10 ninhos de Nyctanassa violacea. Na época reprodutiva de 2013 foram registrados 11 filhotes da espécie distribuídos em 7 ninhos [2].
Seus comentários
# no dia 11 de agosto as 21:03, por Luis Fernando
Avistei um hoje e o tamanho era imenso!
Tenho foto dele.Foi registrado no mangue da região de Barra de Guaratiba,Estado do Rio de Janeiro.
# no dia 12 de agosto as 12:23, por Aléssio F.
Olá Luis Fernando! Compartilhe seu registro aqui no Portal de Zoologia!