Butorides striata é uma ave limícola da Família Ardeidae (Ordem Pelecaniformes). Esta espécie apresenta distribuição cosmopolita, ocorrendo em ambientes tropicais e subtropicais de praticamente todos os continentes. A subespécie Butorides striata striata é característica da America do Sul. No Brasil pode ser encontrada em todos os biomas terrestres que apresentem ambientes aquáticos, notadamente lagos e brejos com abundante vegetação aquática. Nestes ambientes conseguem facilmente se apoiar e caminhar sobre a vegetação, como pode ser observado na foto.
Se alimenta de insetos, crustáceos, moluscos e de pequenos vertebrados. Para a captura de peixes, o socozinho frequentemente utiliza a estratégia de iscas. O socozinho deposita uma isca na superfície da água e espera um peixe ser atraído para dar o bote e capturá-lo [1].
Na America do Sul, as populações locais de socozinho realizam migrações sazonais sul-norte para fugir do inverno de países mais austrais, como Argentina, Uruguai e Paraguai [2].
Registro realizado no Espaço Ciência, Olinda, Pernambuco, no dia 23 de outubro de 2021.
Comentar