... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Coprophanaeus ensifer

Coprophanaeus ensifer

Publicado por Josival Araújo

no dia 13/03/2019

15 visualizações

0 comentário

IMG 20180619 WA0000 2

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Esse besouro pertence ao gênero de besouros rola-bosta, Coprophanaeus (Scarabaeinae). Os rola-bostas são conhecidos pela adoração no Egito e por divulgação do seu comportamento de rolar bolas de fezes em filmes cuja a temática são os faraós, Egito, Africa. As florestas tropicais detêm uma alta riqueza de besouros rola bosta, no entanto, não possuímos uma abundância de mamíferos de grande porte, tornando o recurso escasso e causando competição.

Para evitar a competição e para estruturação das espécies na comunidade, a estratégia de utilizar carniça de mamíferos, anfíbios, répteis foi crucial para manter a diversidade desse grupo em florestas tropicais, como a Floresta Atlântica.

Cores diversas, tamanho de médio a grande porte, importância forense, todas essas características pertence ao gênero Coprophanaeus, preferencialmente necrófago, no entanto podem ser atraídos também por fezes. A espécie C. ensifer, possui cores que variam do azul até o verde com reflexos metálicos, ocorrem em mata atlântica e cerrado e nos fragmentos do Nordeste essa espécie não possui muitos indivíduos, principalmente em fragmentos pequenos onde o desmatamento e a defaunação são intensas. Os Coprophanaeus possuem representantes capazes de mover uma cobra, como pode ser visto no registro em video de C. ensifer realizado em Brasília e até mesmo uma carcaça de porco pelo C. lancifer na Amazônia [1].

Marcadores do autor

Observações

[1Ururahy-Rodrigues, A., Rafael, J. A., Wanderley, R. F., Marques, H., & Pujol-Luz, J. R. (2008). Coprophanaeus lancifer (Linnaeus, 1767)(Coleoptera, Scarabaeidae) activity moves a man-size pig carcass: Relevant data for forensic taphonomy. Forensic Science International, 182(1-3), e19-e22

Comentar

Quem é você?
  • [Conectar-se]

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal