... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Neritina virginea

Neritina virginea

Publicado por Josival Araújo

no dia 16/03/2019

10 visualizações

0 comentário

15541925 757970141032676 8648216862100675358 n

Escala do sujeito : não informado

Descrição

O gênero Neritina pertence ao grande Filo dos Mollusca, classe dos Gastropodes, o maior táxon dentro dos moluscos e o único grupo que ocupou o ambiente terrestre, com concha espiralada e pé muscular rastejante. As espécies do gêneros Nerita são bastante sólidas e de superfície ornamentada, enquanto que Neritina são lisas e delicadas. O gênero Neritina ocorrem em mangues e até rios, local que foram coletados esses indivíduos da fotografia. Enquanto que o gênero Nerita são marinhas e habitam rochas nos pontos máximos de marés. No nordeste brasileiro a espécie Neritina virginea é a mais abundante e poucos são os trabalhos sobre a biologia populacional. As espécies de Neritidae habitam ambientes aquáticos estuarinos e são consideradas pastadoras seletivas de algas epífitas, possui uma variação de cores e ornamentação na concha. Essa espécie é utilizada em ornamentação por causa da variação de cores da concha e por ser lisa e brilhante [1].

Marcadores do autor

Observações

[1Cruz-Neta, C. P. E., & HENRY-SILVA, G. G. (2013). Aspectos da dinâmica populacional do gastrópode Neritina virginea em região estuarina do Rio Grande do Norte, Brasil. Boletim do Instituto de Pesca, 39(1), 1-14.

Comentar

Quem é você?

Para exibir sua miniatura com a sua mensagem, registre-a inicialmente em gravatar.com (gratuito e indolor) e não esqueça de indicar o seu e-mail aqui.

Inclua aqui o seu comentário
  • Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal