... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Concha de Tegula viridula

Concha de Tegula viridula

Publicado por Aléssio

no dia 25/04/2019

40 visualizações

0 comentário

Caramujo Tegula Viridula

Escala do sujeito : não informado

Descrição

Tegula viridula é um molusco gastropode da ordem Trochida. É uma das espécies de moluscos trocáceos mais comuns do litoral brasileiro. Vive em piscinas de marés entre rochas e raspam o substrato para se alimentar de algas diatomáceas. Durante o dia se escondem em lugares sombreados. Durante as marés baixas, se enterram e permanecem retraídos e fechados pelo opérculo, que é um disco córneo impregnado de calcário que isola o animal do ambiente externo [1].

Na foto a concha está evidentemente vazia e ocupada por um bernardo-eremita que caminha sobre um manto de diminutos mexilhões. As conchas de Tegula viridula são frequentemente recobertas por organismos epibiontes, tais como algas, briozoários, cracas, poliquetas e ostras [2].

Registro realizado no recife sedimentar da praia de Gaibu, Pernambuco.

Marcadores do autor

Observações

[1Righi, G. (1965). Sobre Tegula viridula (Gmelin, 1971). Boletim da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (Zoologia), 25, 325-390

[2Fontoura-da-Silva, V., Carneiro, J. B., & Caetano, C. H. (2011). Epibiotic community of Tegula viridula (Gastropoda: Trochidae) in southeastern Brazil. Strombus, 18(1/2), 1

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal