... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mollusca

Mollusca

Caracol Achatina fulica

Mollusca é o segundo maior filo de animais, com aproximadamente 200 mil espécies vivas descritas e com um amplo registro fóssil. Os diferentes grupos filogenéticos de moluscos são predominantemente marinhos. Apenas os gastrópodes e os bivalves conquistaram ambientes de água doce e só os gastropodes entraram em ambientes terrestres.

Os moluscos são invertebrados importantes do ponto de vista ecológico. Ocupam um amplo espectro de nichos em quase todos os ambientes marinhos, de água doce e terrestres. Podem ser sésseis, ágeis, planctônicos. Existem espécies carnívoras, herbívoras, fotosimbióticas e filtradoras, alimentando-se de partículas em suspensão. Seus tamanhos variam enormemente, de diminutos 0,4 mm (gastrópodes Omalogyridae com conchas em espiral) até 7 metros de comprimento de corpo combinado com 18 metros de tentáculos da lula gigante Architeuthis squids.

Os moluscos formam um grupo monofilético morfologicamente muito bem definido. Apesar de sua grande diversidade de formas, alguns caracteres podem ser reconhecidos em quase todas as espécies de moluscos, e podem ser interpretados como ancestrais do filo. Caracteres compartilhados por um ancestral e todos os seus descentes são chamados de sinapomórficos. O molusco ancestral mais antigo provavelmente tinha três caracteres:

  • Manto (ou pálio): grande área de epitélio dorsal com uma espessa cutícula com espículas calcárias que recobre a massa visceral.
  • : expansão musculosa ventral achatada e ciliada utilizada para o deslocamento rastejante ou outras formas de locomoção
  • Rádula: faixa cuticular com dentes formada em uma bolsa no epitélio ventral do esófago e utilizada para raspagem durante a alimentação. É considerada uma estrutura exclusiva dos moluscos.

Dentre todos os invertebrados, os moluscos sempre estiveram presentes na vida dos seres humanos de formas positivas e também negativas. Gastropodes, bivalves e cefalópodes são importantes recursos alimentares em muitas culturas. Ostras, polvos, lulas, mexilhões, mariscos, escargots, são alguns dos diversos tipos de moluscos explorados para a alimentação humana. No Brasil, por exemplo, os sambaquis são vestígios de povos coletores de moluscos que viviam no litoral a aproximadamente 6 mil anos [1]. Os moluscos também geram riqueza através da exploração de perolas produzidas por espécies de bivalves. De forma negativa, alguns gastropodes exóticos são pragas agrícolas e outros são hospedeiros de parasitos de importância médica, como o Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.

Atualmente os moluscos são divididos em oito classes as quais pertencem a dois grandes grupos: Aculifera e Conchifera. As relações filogenéticas entre as diferentes classes podem ser visualizadas na hipótese abaixo [2]. Além das classes listadas no cladograma existe ainda a classe Monoplacophora, a qual não foi representada pois é o menor grupo com apenas 30 espécies conhecidas, são muito pequenos e vivem a profundidades entre 200 a 4 mil metros.

Clique no nome de cada classe para ser direcionado para a sua respectiva sessão.

Filogenia de moluscos Bivalvia Gastropoda Polyplacophora

Observações

[1DeBlasis, P., & Gaspar, M. (2015). Os sambaquis do sul catarinense: retrospectiva e perspectivas de dez anos de pesquisas. Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas, 11(20, 21)

[2Kocot, K. M., Cannon, J. T., Todt, C., Citarella, M. R., Kohn, A. B., Meyer, A., ... & Halanych, K. M. (2011). Phylogenomics reveals deep molluscan relationships. Nature, 477(7365), 452-456.

Contribuições (15)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Concha interna de Spirula

    Spirula spirula é uma pequena espécie de lula de aproximadamente 5 centimetros, encontrada em (...)

    Publicado em 26/08/2020

    65 visualizações

    0 comentário

  • Caramujo

    Publicado em 06/06/2020

    7 visualizações

    0 comentário

  • Octopus vulgaris

    O polvo comum (Octopus vulgaris) é uma espécie cosmopolita de molusco cefalópode com grande (...)

    Publicado em 03/03/2020

    146 visualizações

    0 comentário

  • Voluta ebraea

    Voluta ebraea é uma espécie de molusco gastropode marinho da família Volutidae. É uma espécie (...)

    Publicado em 04/02/2020

    512 visualizações

    0 comentário

  • Turbinella laevigata

    Turbinella laevigata é uma espécie de molusco endêmica do Brasil, ocorrendo desde o Amapá até o (...)

    Publicado em 04/02/2020

    20 visualizações

    0 comentário

  • Lobatus goliath

    Lobatus goliath é uma espécie de molusco gastrópode considerada em estado vulnerável de (...)

    Publicado em 08/01/2020

    75 visualizações

    0 comentário

  • Moluscos bivalves

    Moluscos bivalves abundantes nas zonas de arrebentação na Pedra do Arpoador, Rio de Janeiro. (...)

    Publicado em 12/09/2019

    48 visualizações

    0 comentário

  • Caracol terrestre

    Esse animal pertence ao filo dos moluscos encontrados nos ambientes terrestres e aquáticos. Os (...)

    Publicado em 15/05/2019

    45 visualizações

    0 comentário

  • Caramujo gigante africano

    Achatina fulica é uma espécie de molusco gastropode do clado Stylommatophora. No Brasil é (...)

    Publicado em 01/05/2019

    51 visualizações

    1 comentário

1 2

Apoie o Portal