... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Mídias
  2. Digitonthophagus gazella

Digitonthophagus gazella

Publicado por Josival Araújo

no dia 24/07/2019

73 visualizações

0 comentário

IMG 20190724 WA0004

Escala do sujeito : não informado

Descrição

O gênero Digitonthophagus é africano e constituído por besouros conhecidos como rola-bostas. A espécie D. gazella foi introduzida no Brasil em outubro de 1989 pela Embrapa para realizar um serviço importante para a pecuária: o controle da mosca-dos-chifres. Esse besouro é adaptado às áreas abertas de pastagem e, por tratar-se de uma espécie exótica e introduzida, essa espécie encontrou condições favoráveis das pastagens brasileiras. Espécies nativas como Dichotomius nisus e D. bos apresentam reprodução em intervalos longos, enquanto que D. gazella possui várias reproduções no ano, com o ciclo de desenvolvimento em menos de um mês e mais de 80 descendentes por geração [1]. Portanto, os besouros rola-bostas são conhecidos por se alimentarem de e nidificarem em fezes e isso significa que mais esterco será removido do solo pelo D. gazella, interrompendo o desenvolvimento das larvas da mosca-dos-chifres [2].

Os adultos das moscas-dos-chifres são ectoparasitas do gado e prejudicam a produção do leite pelo estresse gerado nos animais. Desta forma, a introdução de D. gazella e a comunidade de besouros de pastagem desempenham serviços importantes para a diminuição do uso de inseticidas, economizando assim em torno de 6 bilhões para a agropecuária por ano. Os besouros rola-bostas de pastagem também colaboram para a diminuição de gazes do efeito estufa na atmosfera, pois elas trabalham o esterco para sua alimentação e de suas larvas [3].

Fotografia realizada por Tarcio Tome

Marcadores do autor

Observações

[1KOLLER, W., GOMES, A., & RODRIGUES, S. (2006). Perspectivas de degradação de fezes bovinas pelo besouro coprófago africano, Digitonthophagus gazella, e espécies sul-americanas (Coleoptera; Scarabaeidae e Aphodiidae). Embrapa Gado de Corte. Comunicado técnico.

[2CICOTI, C. A. R., STORT, L. A., & NEVES, M. F. (2009). Onthophagus gazela: alternativa para controle da Haematobia irritans e recuperação de pastagens. n.12.

[3Slade, E. M., Riutta, T., Roslin, T., & Tuomisto, H. L. (2016). The role of dung beetles in reducing greenhouse gas emissions from cattle farming. Scientific Reports, 6, 18140.

Comentar

Quem é você?

Pour afficher votre trombine avec votre message, enregistrez-la d’abord sur gravatar.com (gratuit et indolore) et n’oubliez pas d’indiquer votre adresse e-mail ici.

Inclua aqui o seu comentário

Este campo aceita os atalhos SPIP {{negrito}} {itálico} -*liste [texte->url] <quote> <code> e o código html <q> <del> <ins>. Para criar parágrafos, deixe simplesmente linhas vazias.

Apoie o Portal