...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. APA Aldeia-Beberibe

APA Aldeia-Beberibe

A Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe foi criada por um decreto governamental no dia 17 de março de 2010. Esta APA engloba uma das regiões prioritárias para a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica do Nordeste do Brasil. As APAs são consideradas espaços de planejamento e de gestão ambiental de grandes áreas que possuem ecossistemas de importância regional. De acordo com a lei federal 9.985/2000 que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, a Área de Proteção Ambiental permite a exploração de recursos naturais de acordo com limites específicos estabelecidos pelo plano de manejo de cada unidade de conservação.

A maior parte dos quase 32 mil hectares da APA Aldeia-Beberibe está distribuída na formação geológica Barreira e é constituída por sedimentos arenosos-argilosos não consolidados, de origem continental. Esta formação conserva importantes lençóis freáticos, mantidos pela presença de grandes áreas de Mata Atlântica. De fato, as florestas estocam água em seus tecidos vegetais e principalmente no solo. O desmatamento conduz a uma liberação importante de água dos estoques subterrâneos e o solo sem cobertura vegetal perde a sua capacidade de retenção de água e erode com o tempo. Atualmente a APA Aldeia-Beberibe vem sofrendo com o desenvolvimento urbano, com a multiplicação de condomínios privados e a exploração descontrolada dos lençóis freáticos e o desmatamento.

A APA Aldeia-Beberibe abrange oito municípios da Região Metropolitana de Recife e inclui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: Estação Ecológica de Caetés, Parque Estadual de Dois Irmãos, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, Refúgio da Vida Silvestre Mata de Quizanga e Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José. Nestes ambientes podem ser encontradas muitas espécies de aves, mamíferos, anfíbios, serpentes e lagartos e uma infinidade de invertebrados possivelmente ainda desconhecidos pela ciência.

ESEC Caetés

Contribuições (324)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Gafanhoto de olhos azuis

    Um pequeno gafanhoto de olhos azuis registrado no dia 24 de agosto na APA Aldeia Beberibe. (...)

    Publicado em 25/08/2025

    830 visualizações

    0 comentário

  • Borboletas-coruja do gênero Caligo

    De hábitos crepusculares, essas grandes borboletas costumam permanecer pousadas em troncos (...)

    Publicado em 26/07/2025

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Boana crepitans

    Esta perereca ocorre em todos os estados do Nordeste do Brasil, norte de Minas Gerais, Espirito (...)

    Publicado em 23/11/2017

    6463 visualizações

    8 comentários

  • Scinax nebulosus

    Pequena espécie de anuro da família Hylidae comumente encontrada ao longo de bordas florestais se (...)

    Publicado em 05/06/2019

    1902 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-onça

    Este inseto se parece com uma formiga mas é uma vespa sem asas. São conhecidas popularmente como (...)

    Publicado em 17/03/2019

    6234 visualizações

    3 comentários

  • Leptodactylus vastus

    Conhecida como rã pimenta, a espécie Leptodactylus vastus possui uma ampla distribuição no (...)

    Publicado em 30/08/2018

    2952 visualizações

    0 comentário

  • Coprophanaeus dardanus

    O gênero Coprophanaeus pertence ao grupo dos besouros rola-bosta (Scarabaeinae) e utilizam (...)

    Publicado em 28/04/2019

    1520 visualizações

    0 comentário

  • Vespa parasitoide

    Vespa parasitoide da família Ichneumonidae registrada na APA Aldeia Beberibe, Camaragibe, (...)

    Publicado em 18/05/2020

    1982 visualizações

    1 comentário

  • Percevejo

    Você não poderia imaginar que um bicho tão fedido poderia ser tão bonito... Percevejo pentatomídeo (...)

    Publicado em 10/09/2020

    1121 visualizações

    0 comentário

  • Philodryas olfersii

    Philodryas olfersii é uma espécie de serpente opistóglifa peçonhenta da família Dipsadidade com (...)

    Publicado em 06/04/2020

    4827 visualizações

    1 comentário

  • Mosca Asilidae

    Asilidae é uma grande família de moscas com mais de 7 mil espécies descritas distribuídas em todos (...)

    Publicado em 18/03/2019

    6338 visualizações

    0 comentário

  • Tiê-sangue

    O tiê-sangue é um passarinho endêmico da Mata Atlântica brasileira, ocorrendo desde o Rio Grande do (...)

    Publicado em 13/05/2025

    1485 visualizações

    1 comentário

  • Lithobates palmipes

    Lithobates palmipes é a única espécie da família Ranidae que ocorre naturalmente no Brasil. É uma (...)

    Publicado em 01/09/2018

    1376 visualizações

    0 comentário

  • Choca da mata

    Choca da mata Thamnophilus caerulescens. Gosta de ficar no emaranhado de galhos na borda da (...)

    Publicado em 17/12/2025

    573 visualizações

    0 comentário

  • Formiga Ectatomma

    Formiga do gênero Ectatomma registrada em uma helicônia. O gênero Ectatomma inclui 15 espécies (...)

    Publicado em 02/01/2020

    2116 visualizações

    2 comentários

1 ... 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ... 22

Apoie o Portal