... e do Mundo! Fotografe, localize, compartilhe!
  1. Aculifera

Aculifera

Aculifera é um grupo de moluscos composto tradicionalmente por três classes: os quítons (Polyplacophora) e dois clados de moluscos vermiformes, Solenogastres (Neomeniomorpha) e Caudofoveata (Chaetodermomorpha). Todas as 1500 espécies descritas até o momento de Aculifera são exclusivamente marinhas e podem ser encontradas em diferentes profundidades e habitats. Atualmente o grupo é definido através de análises filogenéticas de grandes conjuntos de dados moleculares [1].

Os quítons são pequenos moluscos com uma armadura dorsal constituída por oito placas articuladas que protege seu pé ventral que se prende firmemente aos substratos em que vivem (rochas, recifes de coral, conchas de outros moluscos). Por sua vez, os moluscos vermiformes das outras classes não possuem qualquer vestígio de placas ou concha. É por isso que podem ser chamados de «aplacóforos» (Aplacophora). Seus corpos são recobertos por uma cutícula com espiculas calcárias as quais podem ser utilizadas como caracteres taxonômicos.

Filogenia de Moluscos
Fonte: Giribet (2014)

Observações

[1Giribet, G. (2014). On Aculifera: a review of hypotheses in tribute to Christoffer Schander. Journal of natural history, 48(45-48), 2739-2749.

Contribuição (1)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Polyplacophora

    Os quítons são moluscos muito diferenciados da Classe Polyplacophora. São achatados (...)

    Publicado em 12/04/2019

    93 visualizações

    0 comentário

Apoie o Portal