...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Reunião de bernardo-eremitas

    Fotos de bernardo-eremitas são sempre registros de dois filos importantes: crustáceos e moluscos. (...)

    Publicado em 24/04/2019

    1257 visualizações

    0 comentário

  • Abelha

    Sim, meu povo! Isso é uma abelha abelhuda! Eulaema é um gênero das grandes abelhas euglossinas. (...)

    Publicado em 01/05/2025

    1193 visualizações

    1 comentário

  • Anuro

    Espécie encontrada na serapilheira de Mata Atlântica e não tem nenhum curso d’água nos (...)

    Publicado em 10/07/2018

    1018 visualizações

    0 comentário

  • Polybia paulista

    Casa de marimbondo-chumbinho registrada no quintal de uma casa em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 09/11/2020

    2413 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo Coreídeo

    Percevejos Coreídeos adultos e ninfas, possivelmente do gênero Thasus, sobre folhas e galhos de (...)

    Publicado em 23/10/2024

    1265 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo

    Ato de cópula entre percevejos registrado no Brejo de Altitude, Serra dos Cavalos.

    Publicado em 21/12/2021

    1113 visualizações

    0 comentário

  • Nerophis lumbriciformis

    Nerophis lumbriciformis é uma espécie de peixe marinho, parente dos famosos cavalos-marinhos (...)

    Publicado em 05/02/2024

    1126 visualizações

    0 comentário

  • Boana albomarginata

    Perereca da espécie Boana albomarginata pendurada em um galho a aproximadamente 2 metros do chão (...)

    Publicado em 17/12/2021

    1164 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta da mata

    Pequena borboleta do gênero Hermeuptychia encontrada na borda de uma mata na APA Aldeia (...)

    Publicado em 23/03/2025

    956 visualizações

    1 comentário

1 ... 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ... 227

Apoie o Portal