...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Ofiúro espinhoso

    Ofiúro da espécie Ophiocoma echinata encontrado na praia de Serrambi no dia 22 de fevereiro de (...)

    Publicado em 06/03/2026

    280 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de caramujo marinho

    Capsulas de ovos da espécie de molusco gastropode marinho Tritia reticulata. Esta espécie de (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1373 visualizações

    1 comentário

  • Miriquita

    Miriquita é um peixe bem comum na APA Costa dos Corais. Geralmente visto entre os galhos de (...)

    Publicado em 13/01/2024

    885 visualizações

    0 comentário

  • Budião-Zelinda Juvenil

    Esse peixinho escondido é um juvenil de Budião-Zelinda (Scarus zelindae), espécie encontrada nas (...)

    Publicado em 12/02/2025

    1180 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Malaquita

    Borboleta da espécie Siproeta stelenes observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de (...)

    Publicado em 25/10/2025

    899 visualizações

    0 comentário

  • Peixinhos recifais

    Se você tiver a oportunidade de mergulhar em piscinas naturais em Tamandaré, provavelmente você (...)

    Publicado em 24/01/2026

    342 visualizações

    0 comentário

  • Odonata

    Odonata são popularmente conhecidas como libélulas, Amplamente distribuídas no Brasil. Como (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-de-sobre-branco

    O maçarico-de-sobre-branco é uma ave que realiza longas migrações todos os anos, das suas áreas de (...)

    Publicado em 14/01/2026

    509 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Pachistopelma bromeliaca.

    Publicado em 08/07/2026

    200 visualizações

    0 comentário

1 ... 128 129 130 131 132 133 134 135 136 ... 227

Apoie o Portal