...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Periquito de Encontro Amarelo

    Registro realizado em árvore de bairro residencial do município de Olinda. Para mais (...)

    Publicado em 23/05/2023

    1061 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-prata

    A aranha-de-prata Argiope argentata é uma espécie facilmente encontrada em ambientes urbanos.Se (...)

    Publicado em 02/05/2020

    3710 visualizações

    2 comentários

  • Formiga Ectatomma

    Formiga do gênero Ectatomma registrada em uma helicônia. O gênero Ectatomma inclui 15 espécies (...)

    Publicado em 02/01/2020

    2118 visualizações

    2 comentários

  • Esperança ovopositando

    Registro de uma mamãe esperança ovopositando. Após o acasalamento, a fêmea realiza a postura dos (...)

    Publicado em 13/05/2019

    1112 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta folha seca

    Borboleta camuflada em formato de folha seca. Provavelmente pertence à subfamília Charaxinae. (...)

    Publicado em 20/05/2025

    1481 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa-vespa (Cosmosoma)

    Registro fotográfico realizado em apartamento, utilizando câmera de celular. A mariposa, (...)

    Publicado em 17/04/2025

    1424 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo-porcelana-listrado

    Pequeno caranguejo porcelanídeo da espécie Petrolisthes galathinus encontrado na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 13/11/2025

    700 visualizações

    0 comentário

  • Ophiocoma echinata

    Ofiúro da espécie Ophiocoma echinata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de 2025. (...)

    Publicado em 17/11/2025

    780 visualizações

    0 comentário

  • Budião-brasileiro

    O budião brasileiro (Halichoeres brasiliensis) é uma espécie de peixe recifal bem comum no nosso (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1292 visualizações

    0 comentário

1 ... 138 139 140 141 142 143 144 145 146 ... 227

Apoie o Portal