...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta

    Esta foto eu acabei de tirar aqui na minha casa em Aldeia. Uma borboleta parecida com uma que (...)

    Publicado em 20/04/2020

    1099 visualizações

    0 comentário

  • Eulissus rutilus (Staphylinidae)

    Os estafilínideos são besouros com um corpo alongado e possui élitro curto, no entanto as espécies (...)

    Publicado em 10/11/2018

    2091 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes gyrinaethes

    Registro realizado em no município de Taquaritinga do Norte.

    Publicado em 10/11/2017

    1212 visualizações

    0 comentário

  • Arapaçu de bico branco

    O arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae. (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Frade juvenil

    O frade é uma espécie de peixe marinho com uma extensa distribuição geográfica, ocorrendo desde as (...)

    Publicado em 14/04/2025

    2323 visualizações

    1 comentário

  • Bornoleta Hesperiidae

    Borboletas são vistas abundantemente na APA Costa dos Corais, durante a floração das espécies da (...)

    Publicado em 20/01/2026

    406 visualizações

    0 comentário

  • Battus polydamas polydamas

    Espécie de borboleta com grande distribuição geográfica no continente Americano desde as Antilhas, (...)

    Publicado em 26/03/2019

    1812 visualizações

    0 comentário

  • Barata

    Barata que vive em tronco em decomposição. Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 28/01/2022

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Calopteryx virgo

    Calopteryx virgo é uma pequena espécie de libélula com cores metálicas vibrantes. Libélulas machos (...)

    Publié le 20/07/2024

    1251 vues

    0 commentaire

1 ... 158 159 160 161 162 163 164 165 166 ... 227

Apoie o Portal