...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Sagui-do-nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) é uma espécie de primata nem (...)

    Publicado em 21/03/2026

    341 visualizações

    0 comentário

  • Palythoa variabilis

    Palythoa variabilis é uma espécie de cnidário antozoário comumente encontrada na costa oeste do (...)

    Publicado em 20/03/2026

    351 visualizações

    0 comentário

  • Comunidade de corais

    Os recifes de coral são ambientes muito diversos, marcados pela presença de muitas espécies de (...)

    Publicado em 18/03/2026

    300 visualizações

    0 comentário

  • Macaquinho Ophioblennius trinitatis

    Ophioblennius trinitatis é um pequeno peixe de hábitos bentônicos presente em áreas de recife de (...)

    Publicado em 15/03/2026

    381 visualizações

    0 comentário

  • Boana

    Boana albomarginata em resquicio de Mata Atlântica, nas margens da BR 101

    Publicado em 10/03/2026

    419 visualizações

    1 comentário

  • Besouro brasileirinho

    Um besouro bem brasileiro, verde e amarelo. Poderia muito bem ser o mascote da seleção. Seu nome (...)

    Publicado em 09/03/2026

    652 visualizações

    0 comentário

  • Coral verde

    Coral da espécie Porites astreoides registrado na praia de Tamandaré no dia 31 de janeiro de (...)

    Publicado em 07/03/2026

    299 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-calango

    Peixe-calango, ou peixe-lagarto (como preferir), registrado na praia de Serrambi, litoral sul (...)

    Publicado em 06/03/2026

    351 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro espinhoso

    Ofiúro da espécie Ophiocoma echinata encontrado na praia de Serrambi no dia 22 de fevereiro de (...)

    Publicado em 06/03/2026

    274 visualizações

    0 comentário

  • Colônia de coral de fogo

    Pequena colônia de coral de fogo registrada na praia de Serrambi no dia 22 de fevereiro de 2026. (...)

    Publicado em 05/03/2026

    326 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon plumieri

    Peixe da espécie Haemulon plumieri registrado em uma piscina natural na praia de Serrambi, no (...)

    Publicado em 04/03/2026

    317 visualizações

    0 comentário

  • Papagaio-banana (Scarus zelindae)

    Um papagaio-banana juvenil registrado durante um mergulho em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 03/03/2026

    348 visualizações

    0 comentário

  • Caraúna

    Caraúna juvenil (Acanthurus bahianus) observado em uma área de recifes de coral na praia de (...)

    Publicado em 02/03/2026

    293 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    279 visualizações

    0 comentário

  • Jacundá Serranus flaviventris

    Serranus flaviventris é um pequeno peixe marinho com grande distribuição geográfica, ocorrendo ao (...)

    Publicado em 28/02/2026

    384 visualizações

    0 comentário

1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 136

Apoie o Portal