...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Budião banana

    Jovens de budião-banana (Scarus zelindae) se abrigando sobre coral-de-fogo (Millepora (...)

    Publicado em 08/08/2024

    1031 visualizações

    0 comentário

  • Pássaro-preto

    O pássaro-preto, conhecido também por outros nomes como graúna, chico-preto, arranca-milho, (...)

    Publicado em 04/05/2025

    1384 visualizações

    0 comentário

  • Dactyloa punctata

    Dactyloa punctata é um lagarto arborícola com hábitos diurnos presente em ambientes de florestas (...)

    Publicado em 03/07/2022

    1748 visualizações

    4 comentários

  • Cobra verde

    Cobra verde encontrada no sítio dos meus pais em Aldeia

    Publicado em 04/06/2026

    261 visualizações

    2 comentários

  • Urubusservando a situação

    Urubu (Coragyps atratus, Cathartidae) observando a movimentação de turistas que visitavam o (...)

    Publicado em 19/09/2021

    924 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-pintado

    Já havia feito registro dessa espécie na APA Costa dos Corais outras vezes (link aqui), mas (...)

    Publicado em 18/09/2026

    74 visualizações

    0 comentário

  • Pseudoseisura cristata

    Um casaca-de-couro procurando algum petisco no chão da Caatinga. Registro realizado no dia 2 de (...)

    Publicado em 13/06/2025

    866 visualizações

    0 comentário

  • Siri Callinectes spp

    Existem pelo menos 16 espécies de siris do gênero Callinectes no mundo, sendo a maioria no (...)

    Publicado em 29/01/2026

    381 visualizações

    0 comentário

  • Colapctes melanochloros

    O pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros) apresenta uma ampla distribuição na America do (...)

    Publicado em 13/06/2018

    1199 visualizações

    0 comentário

1 ... 167 168 169 170 171 172 173 174 175 ... 227

Apoie o Portal