...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2033)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Besouro

    Chrysochus auratus.

    Publicado em 08/07/2026

    209 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá no mangue

    Um sabiá (Turdus rufiventris) aproveitando a sombra do Manguezal Chico Science do Espaço Ciência (...)

    Publicado em 11/11/2021

    1154 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo do Mato

    Essa foto de hoje traz um Percevejo do Mato, muito comum aqui em Aldeia. Quando se vê ameaçado (...)

    Publicado em 13/06/2021

    2395 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta do gênero Caligo

    Borboleta do gênero Caligo observada na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 2 de setembro de 2025. (...)

    Publicado em 23/10/2025

    821 visualizações

    0 comentário

  • Libélula grande vermelha

    Registro realizado no dia 4 de abril de 2025 na região central de Recife. Espécie de libélula (...)

    Publicado em 10/04/2025

    1181 visualizações

    0 comentário

  • Coral Mussismilia hartti

    Esta é uma espécie endêmica da fauna coralínea brasileira. Ela ocorre desde a costa do Estado do (...)

    Publicado em 13/01/2024

    1230 visualizações

    0 comentário

  • Besouros cospe-sangue

    Um casal de besouros cospe-sangue (Timarcha tenebricosa) registrado na beira de uma trilha na (...)

    Publié le 24/07/2024

    1117 vues

    0 commentaire

  • Emboré de vidro

    O emboré de vidro (Coryphopterus glaucofraenum) é uma pequena espécie de peixe que vive em fundos (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1054 visualizações

    0 comentário

  • Taturana

    Lagarta de lepidóptero Saturniidae. Aparentemente pode ser do gênero Leucanella (Leucanella (...)

    Publicado em 04/12/2017

    1741 visualizações

    0 comentário

  • Centopeia caseira

    Centopeia da ordem Scutigeromorpha (provavelmente do gênero Scutigera) encontrada debaixo de um (...)

    Publicado em 09/08/2026

    183 visualizações

    0 comentário

  • Wallengrenia spp

    Mais uma borboleta registrada nas restingas da APA Costa dos Corais, no mesmo inverno de 2025. (...)

    Publicado em 20/01/2026

    353 visualizações

    0 comentário

  • Bobó

    Bobó ou Peixe-Papagaio (Sparisoma spp) é conhecido como o jardineiro dos recifes. Se alimenta (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1354 visualizações

    2 comentários

  • Caranguejo decorador

    O caranguejo-decorador (Microphrys bicornutus) possui esse nome porque ornamenta sua carapaça (...)

    Publicado em 26/01/2026

    368 visualizações

    2 comentários

  • Galathea squamifera jovem

    Indivíduo juvenil de Galathea squamifera registrado na praia de Kersiny, sul da Bretanha, no dia (...)

    Publié le 31/07/2024

    1007 vues

    0 commentaire

  • Tropidurus semitaeniatus

    Pequena espécie de lagarto com ampla distribuição no Nordeste do Brasil, notadamente na Caatinga. (...)

    Publicado em 13/01/2019

    1379 visualizações

    0 comentário

1 ... 103 104 105 106 107 108 109 110 111 ... 136

Apoie o Portal