...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2039)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Zoanthus sociatus

    Zoanthus sociatus é uma espécie de coral mole, ou seja, não possui um esqueleto rígido de (...)

    Publicado em 06/12/2025

    495 visualizações

    0 comentário

  • Tentáculos de Bunodosoma

    Anêmona do gênero Bunodosoma registrada em uma pequena piscina de maré na praia de Japaratinga, (...)

    Publicado em 05/07/2021

    1185 visualizações

    1 comentário

  • Xira

    Xira ou cocoroca é uma espécie bem abundante na APA Costa dos Corais. Pertencem a família (...)

    Publicado em 12/02/2025

    1309 visualizações

    0 comentário

  • Psitacideo

    Se alimentando de flores de Ipê em Recife-PE

    Publicado em 10/03/2018

    1273 visualizações

    0 comentário

  • Bicho preguiça

    Bicho preguiça registrato no dia 9 de setembro de 2025 na Estação Ecológica de (...)

    Publicado em 12/09/2025

    871 visualizações

    0 comentário

  • Falcão quiriquiri

    Falco sparverius ou American Kestrel

    Publicado em 11/10/2023

    991 visualizações

    0 comentário

  • Callicore sorana sorana

    Callicore sorana sorana (Godart, 1824) Encontrada em armadilha frugífera, em área de Caatinga (...)

    Publicado em 27/09/2022

    1184 visualizações

    0 comentário

  • Psammechinus miliaris

    Psammechinus miliaris é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada entre o norte da Escandinávia até (...)

    Publicado em 12/02/2024

    1043 visualizações

    0 comentário

  • Polistes goeldii

    Registro realizado em um fragmento de Mata Atlântica da APA Aldeia-Beberibe, no dia 15 de agosto (...)

    Publicado em 05/11/2020

    1262 visualizações

    0 comentário

1 ... 192 193 194 195 196 197 198 199 200 ... 227

Apoie o Portal