...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Paroaria dominicana

    Espécie generalista conhecida popularmente conhecida como galo-de-campina ou Cardeal. Na (...)

    Publicado em 28/09/2018

    1418 visualizações

    0 comentário

  • Peixes em piscina natural

    Peixes saberé na piscina do Patacho.

    Publicado em 28/09/2023

    1308 visualizações

    1 comentário

  • Blênio

    Blênio ou macaquinho (Malacoctenus delalandii) é uma espécie bem pequena de peixe recifal, (...)

    Publicado em 09/12/2025

    531 visualizações

    0 comentário

  • Acrocinus longimanus

    O besouro arlequim possui uma grande distribuição na America do Sul, ocorrendo desde o sul do (...)

    Publicado em 06/01/2019

    3079 visualizações

    0 comentário

  • Tangara palmarum

    Um sanhaço-do-coqueiro observado no parque Sítio da Trindade, em Recife, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1215 visualizações

    1 comentário

  • Carcinus maenas

    Registro do momento de um abraço de guarda pré-copulatória da espécie de caranguejo Carcinus (...)

    Publicado em 13/07/2024

    1169 visualizações

    0 comentário

  • Besourinho perna de pau

    Eu inventei esse nome popular para este besouro por causa do formato de suas pernas. Próximo a (...)

    Publicado em 28/05/2026

    320 visualizações

    0 comentário

  • Aranha

    Aranha registrada em residência na área urbana de Abreu e Lima.

    Publicado em 01/04/2021

    1094 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar

    Estrela do mar encontrada na praia do Patacho.

    Publicado em 28/09/2023

    1033 visualizações

    1 comentário

  • Beija-flor-de-costas-violeta

    Beija-flor-de-costas-violeta, Thalurania watertonii, é outra espécie restrita à Mata Atlântica do (...)

    Publicado em 18/09/2026

    71 visualizações

    0 comentário

  • Bagre-cinza

    Tirei essa foto no recinto de adaptação dos peixes-boi, no Rio Tatumunha (Porto de Pedras, AL), (...)

    Publicado em 27/11/2025

    624 visualizações

    1 comentário

  • Cereus pedunculatus

    Cereus pedunculatus é uma espécie de anemona que ocorre em ambientes costeiros da Europa, podendo (...)

    Publié le 05/11/2024

    830 vues

    0 commentaire

  • Tentáculos de Bunodosoma

    Anêmona do gênero Bunodosoma registrada em uma pequena piscina de maré na praia de Japaratinga, (...)

    Publicado em 05/07/2021

    1185 visualizações

    1 comentário

  • Ermitão listrado

    Caranguejo ermitão listrado do gênero Clibanarius encontrado em uma área de recifes de coral em (...)

    Publicado em 09/06/2025

    1118 visualizações

    0 comentário

  • Callicore sorana sorana

    Callicore sorana sorana (Godart, 1824) Encontrada em armadilha frugífera, em área de Caatinga (...)

    Publicado em 27/09/2022

    1184 visualizações

    0 comentário

1 ... 115 116 117 118 119 120 121 122 123 ... 136

Apoie o Portal