...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Trachops cirrhosus

    Trachops cirrhosus é um morcego carnívoro de médio porte. É conhecido como morcego comedor de (...)

    Publicado em 11/08/2018

    1649 visualizações

    0 comentário

  • Bathygobius soporator

    Pequena espécie de peixe da família Gobiidae bastante comum em poças de maré em ambientes recifais (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1390 visualizações

    0 comentário

  • Urubu-rei

    O urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma das maiores espécies de abutres que ocorrem no Brasil. (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1189 visualizações

    0 comentário

  • Palythoa caribaeorum

    Palythoa caribaeorum é uma espécie de cnidário antozoário pertencente à subclasse Hexacorallia. É (...)

    Publicado em 09/08/2018

    3224 visualizações

    0 comentário

  • Didelphis albiventris

    Publicado em 07/08/2018

    1106 visualizações

    0 comentário

  • Monodelphis domestica

    Publicado em 07/08/2018

    1324 visualizações

    1 comentário

  • Rhipidomys mastacalis

    Publicado em 07/08/2018

    1394 visualizações

    0 comentário

  • Coragyps atratus

    Publicado em 07/08/2018

    999 visualizações

    0 comentário

  • Artibeus lituratus

    Publicado em 07/08/2018

    1359 visualizações

    0 comentário

1 ... 203 204 205 206 207 208 209 210 211 ... 226

Apoie o Portal