...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2032)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caranguejo camuflado

    Algumas espécies de caranguejos são especialistas da arte da camuflagem. Pode não parecer, mas (...)

    Publicado em 02/01/2025

    1085 visualizações

    0 comentário

  • Proceratophrys cristiceps

    Espécie de anuro de pequeno porte pertencente à Família Cycloramphidae. Apresenta ampla (...)

    Publicado em 12/09/2018

    1370 visualizações

    0 comentário

  • Cupim «aleluia»

    Pequeno cupim voador já sem suas asas. Foto registrada logo após uma revoada de cupins, no dia 19 (...)

    Publicado em 04/05/2020

    1158 visualizações

    0 comentário

  • Formiga-Leão (Neuroptera)

    A formiga-leão é conhecida por suas larvas terem essas mandíbulas e se enterrarem na areia, (...)

    Publicado em 19/11/2018

    5520 visualizações

    3 comentários

  • Baratinha da praia

    Uma baratinha-da-praia registrada na Pedra do Xaréu no dia 17 de maio de 2026. Apesar de toda a (...)

    Publicado em 30/05/2026

    274 visualizações

    0 comentário

  • Verme-fita Baseodiscus delineatus

    Verme-fita da espécie Baseodiscus delineatus encontrado na praia do Paiva, litoral sul de (...)

    Publicado em 07/08/2025

    1281 visualizações

    1 comentário

  • Pato-de-crista

    O título desta foto poderia muito bem ser «comadres na beira da lagoa». No primeiro plano é (...)

    Publicado em 06/05/2025

    1480 visualizações

    2 comentários

  • Percevejos do gênero Phthia

    Percevejos do gênero Phthia (Ordem Hemiptera, Família Coreidae) observados próximo a um fragmento (...)

    Publicado em 25/03/2020

    2427 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Macraspis

    Publicado em 30/03/2024

    1361 visualizações

    0 comentário

1 ... 23 24 25 26 27 28 29 30 31 ... 226

Apoie o Portal