...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Borboleta Pierella hyalinus

    Borboleta da espécie Pierella hyalinus fotografada em um fragmento de Mata Atlântica da APA (...)

    Publicado em 28/11/2019

    1188 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-pescadora

    Aranha-pescadora (Família Trechaleidae) comum em rochas do Rio Pajeú, Floresta - PE. Registro: (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1420 visualizações

    0 comentário

  • Cegonha

    Na torre de uma igreja de uma cidade espanhola, um ninho de cegonha.

    Publicado em 20/11/2017

    1154 visualizações

    0 comentário

  • Maçunim

    Maçunim, berbigão, marisco, marisco-pedra, vôngole... Em cada região do Brasil a Anomalocardia (...)

    Publicado em 24/03/2025

    3580 visualizações

    0 comentário

  • Maracanã pequena

    Um grupo de três maracanãs-pequenas observadas em uma manhã chuvosa na região central de Recife, (...)

    Publicado em 14/07/2025

    1128 visualizações

    0 comentário

  • Brentidae

    Esse é um bretídeo muito carismático, pertencente ao gênero Brentus sp. São besouros com corpo muito (...)

    Publicado em 27/01/2022

    1571 visualizações

    0 comentário

  • Millepora alcicornis

    Millepora alcicornis é um hidrocoral relativamente comum no litoral de Pernambuco, (...)

    Publicado em 22/10/2017

    2221 visualizações

    0 comentário

  • Philodryas olfersii

    Philodryas olfersii é uma espécie de serpente opistóglifa peçonhenta da família Dipsadidade com (...)

    Publicado em 06/04/2020

    4832 visualizações

    1 comentário

  • Lagarta de Isognathus caricae

    Lagarta registrada no Vale do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

    Publicado em 01/12/2018

    2084 visualizações

    3 comentários

1 ... 35 36 37 38 39 40 41 42 43 ... 227

Apoie o Portal