...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2038)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Águia do mar de steller

    Águia-do-mar-de-steller no lago Shinobazuno, Parque Ueno. Tokio-Japão.

    Publicado em 04/09/2025

    1020 visualizações

    1 comentário

  • Macaco japones/grooming

    Macaco japones (Macaca fuscata) no parque de Jigokudani, Nagano, Japão

    Publicado em 03/09/2025

    896 visualizações

    0 comentário

  • Macaco japonês

    Macaco japones (Macaca fuscata) no parque de Jigokudani, Nagano, Japão

    Publicado em 03/09/2025

    877 visualizações

    0 comentário

  • Gaivota

    Publicado em 03/09/2025

    766 visualizações

    0 comentário

  • Curutié

    O curutié é um passarinho da família Furnariidae. Seu nome científico é Certhiaxis cinnamomeus. É (...)

    Publicado em 28/08/2025

    907 visualizações

    0 comentário

  • Diopsittaca nobilis

    Uma maracanã pequena observada no teto de um prédio na região central de Recife. Registro (...)

    Publicado em 27/08/2025

    885 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto de olhos azuis

    Um pequeno gafanhoto de olhos azuis registrado no dia 24 de agosto na APA Aldeia Beberibe. (...)

    Publicado em 25/08/2025

    830 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta de fogo laranja

    Alguém identifica o gênero?

    Publicado em 25/08/2025

    979 visualizações

    1 comentário

  • Mariposa verde esmeralda

    Mariposa verde encontrada em um apartamento na região central de Recife. Provavelmente pertence (...)

    Publicado em 25/08/2025

    1182 visualizações

    0 comentário

1 ... 41 42 43 44 45 46 47 48 49 ... 227

Apoie o Portal