...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha papa-moscas

    Pequena aranha papa-moscas registrada na borda de uma mata da APA Aldeia Beberibe no dia 6 de (...)

    Publicado em 05/08/2025

    893 visualizações

    0 comentário

  • Zoanthus sociatus

    Zoanthus sociatus é uma espécie de Hexacorallia muito comum nos ambientes recifais de Pernambuco. (...)

    Publicado em 14/09/2017

    1918 visualizações

    0 comentário

  • Beija flor de rabo branco

    O beija-flor de rabo branco é uma das 18 espécies de beija-flores do gênero Phaethornis que (...)

    Publicado em 16/06/2025

    1427 visualizações

    0 comentário

  • Ouriço-do-mar preto

    O ouriço-do-mar preto (Echinometra lucunter) é uma espécie de equinodermata bem comum no litoral (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1301 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo preto

    Percevejo registrado na APA Aldeia Beberibe, no dia 10 de abril de 2022.

    Publicado em 10/04/2022

    1167 visualizações

    0 comentário

  • Carollia perspicillata

    Carollia perspicillata

    Publicado em 12/11/2017

    1122 visualizações

    0 comentário

  • Acrocinus longimanus

    O besouro arlequim possui uma grande distribuição na America do Sul, ocorrendo desde o sul do (...)

    Publicado em 06/01/2019

    3080 visualizações

    0 comentário

  • Camuflagem de mariposa

    As mariposas são as rainhas da camuflagem. Em vários livros de biologia, elas são o maior exemplo (...)

    Publicado em 18/12/2019

    1612 visualizações

    0 comentário

  • Casaca-de-couro

    O casaca-de-couro é uma ave muito comum e abundante em toda a região da Caatinga. Seu nome (...)

    Publicado em 12/07/2019

    3817 visualizações

    0 comentário

1 ... 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 227

Apoie o Portal