...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2041)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Aranha predando mosca

    Numa trilha, toda atenção ainda é pouca. Em uma folha, encontrei essa aranha extremamente (...)

    Publicado em 26/07/2025

    881 visualizações

    0 comentário

  • Besouro mãe-do-sol

    Publicado em 28/03/2021

    1778 visualizações

    2 comentários

  • Aranha armadeira

    As aranhas armadeiras compõem um grupo muito diverso de aranhas, que abarca muitos gêneros, entre (...)

    Publicado em 19/12/2018

    1529 visualizações

    0 comentário

  • Jacaré da Beira-Rio

    Publicado em 09/02/2023

    1067 visualizações

    0 comentário

  • Pugilina morio

    Pugilina morio é uma espécie de molusco gastrópode marinho da Família Melongenidae que ocorre ao (...)

    Publicado em 12/02/2022

    1711 visualizações

    0 comentário

  • Coral Mussismilia hartti

    Esta é uma espécie endêmica da fauna coralínea brasileira. Ela ocorre desde a costa do Estado do (...)

    Publicado em 13/01/2024

    1232 visualizações

    0 comentário

  • Frade juvenil

    O frade é uma espécie de peixe marinho com uma extensa distribuição geográfica, ocorrendo desde as (...)

    Publicado em 14/04/2025

    2323 visualizações

    1 comentário

  • Libélula Erythrodiplax fusca

    Erythrodiplax fusca é uma espécie de libélula relativamente pequena com grande distribuição (...)

    Publicado em 06/01/2022

    1550 visualizações

    0 comentário

  • Aranha preta de pelos brancos

    Pequena aranha parecida com uma caranguejeira registrada na borda de um fragmento de Mata (...)

    Publicado em 11/10/2021

    2609 visualizações

    0 comentário

1 ... 48 49 50 51 52 53 54 55 56 ... 227

Apoie o Portal