...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Maçunim

    Maçunim, berbigão, marisco, marisco-pedra, vôngole... Em cada região do Brasil a Anomalocardia (...)

    Publicado em 24/03/2025

    3580 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Achlyodes busirus

    Esta linda borboleta preta foi fotografada aqui no meu jardim em Aldeia, a cada dia fico mais (...)

    Publicado em 19/05/2020

    1885 visualizações

    4 comentários

  • Maracanã pequena

    Um grupo de três maracanãs-pequenas observadas em uma manhã chuvosa na região central de Recife, (...)

    Publicado em 14/07/2025

    1128 visualizações

    0 comentário

  • Brentidae

    Esse é um bretídeo muito carismático, pertencente ao gênero Brentus sp. São besouros com corpo muito (...)

    Publicado em 27/01/2022

    1571 visualizações

    0 comentário

  • Millepora alcicornis

    Millepora alcicornis é um hidrocoral relativamente comum no litoral de Pernambuco, (...)

    Publicado em 22/10/2017

    2221 visualizações

    0 comentário

  • Aranha urbana

    Esta aranha estava passeando dentro do meu carro. Com muito cuidado, ela foi colocada em um (...)

    Publicado em 19/08/2021

    972 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa urbana

    Mariposa encontrada em área urbana da cidade de Abreu e Lima.

    Publicado em 04/11/2019

    1095 visualizações

    0 comentário

  • Pássaro negro

    Ouvi um canto muito bonito durante a minha aula online de Biologia I na escola e olhei para a (...)

    Publicado em 03/09/2020

    1668 visualizações

    2 comentários

  • Philodryas olfersii

    Philodryas olfersii é uma espécie de serpente opistóglifa peçonhenta da família Dipsadidade com (...)

    Publicado em 06/04/2020

    4832 visualizações

    1 comentário

  • Jandaia-verdadeira

    Jandaia-verdadeira se alimentando de brotos de coco. Registro realizado em Tamandaré, litoral (...)

    Publicado em 13/09/2020

    1503 visualizações

    1 comentário

  • Aranha-escorpião

    Esta minúscula aranha-saltadeira (Família Salticidae) estava pendurada em sua teia atravessando (...)

    Publicado em 10/05/2020

    7224 visualizações

    3 comentários

  • Lagarto

    Espécie avistada comumente em afloramentos rochosos da Caatinga. Este registro foi feito na (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1052 visualizações

    0 comentário

  • Quero-quero protegendo seu ninho

    Um quero-quero protegendo seu ninho. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 25/07/2023

    1005 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus)

    Registro feito em janeiro de 2025 em Porto de Galinhas na Praia do Borete. As batuíras-de-bando (...)

    Publicado em 23/01/2026

    327 visualizações

    0 comentário

  • Urbanus proteus

    Borboleta da espécie Urbanus proteus registrada no Parque Estadual de Dois Irmãos no dia 21 de (...)

    Publicado em 08/10/2022

    1533 visualizações

    0 comentário

  • Cupinzeiro

    Nesta foto podemos ver uma parte do ninho de cupins, neste local encontra-se as operárias que (...)

    Publicado em 01/04/2021

    1431 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta medideira

    Lagarta de mariposa que caminha de forma curiosa. Seus nomes populares (lagarta-medideira ou (...)

    Publicado em 02/10/2020

    2850 visualizações

    1 comentário

  • Coruja buraqueira

    Coruja buraqueira empoleirada na beira da praia. Esta coruja pode ser facilmente observada, (...)

    Publicado em 14/08/2025

    1173 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta

    Borboleta registrada na área urbana de Abreu e Lima no dia 11 de junho de 2019.

    Publicado em 28/04/2020

    1351 visualizações

    3 comentários

  • Mãe coruja

    Mãe coruja é aquela mãe orgulhosa do próprio filho, que cuida da sua prole com muito amor e (...)

    Publicado em 12/08/2026

    220 visualizações

    0 comentário

  • Hamadryas februa

    Borboleta da espécie Hamadryas februa registrada em Aldeia, Camaragibe, Pernambuco, no dia 19 de (...)

    Publicado em 10/06/2020

    2477 visualizações

    1 comentário

  • Lagarta de Isognathus caricae

    Lagarta registrada no Vale do Catimbau, Buíque, Pernambuco.

    Publicado em 01/12/2018

    2084 visualizações

    3 comentários

  • Peixe-Cirurgião

    Entre dois budiões-zelinda, está o peixe-cirurgião (Acanthurus chirurgus). Um peixe bem comum de (...)

    Publicado em 12/02/2025

    989 visualizações

    0 comentário

  • Ophioderma cinereum

    Ophioderma cinereum é uma espécie de ofiúro que ocorre em toda a costa brasileira. É uma espécie (...)

    Publicado em 09/01/2025

    1336 visualizações

    0 comentário

  • Chrysolampis mosquitus

    Publicado em 07/08/2018

    1090 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá no mangue

    Um sabiá (Turdus rufiventris) aproveitando a sombra do Manguezal Chico Science do Espaço Ciência (...)

    Publicado em 11/11/2021

    1155 visualizações

    0 comentário

  • Turbinella laevigata

    Turbinella laevigata é uma espécie de molusco endêmica do Brasil, ocorrendo desde o Amapá até o (...)

    Publicado em 04/02/2020

    1507 visualizações

    0 comentário

  • Digitonthophagus gazella

    Um pequeno escaravelho Digitonthophagus gazella. Espécie exótica originária de regiões (...)

    Publicado em 05/11/2019

    1453 visualizações

    1 comentário

  • Heliactin bilophus

    Publicado em 01/02/2019

    1203 visualizações

    1 comentário

  • Besouro rola-bosta marrom

    Esse é um besouro rola-bosta da subfamília Scarabaeinae do gênero Deltochilum. As espécies desse (...)

    Publicado em 14/09/2020

    1424 visualizações

    0 comentário

1 ... 13 14 15 16 17 18 19 20 21 ... 69

Apoie o Portal