...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2042)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caramujo preguari

    O caramujo preguari é um caramujo de águas rasas do nordeste brasileiro. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 26/12/2024

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Lesma do mar

    Esse diminuto caramujo, conhecido como lesma-do-mar, pode ser encontrado em poças de maré da APA (...)

    Publicado em 23/12/2024

    1155 visualizações

    1 comentário

  • Ctenophora em poças de maré

    Apesar lembrar uma água-viva, na realidade este animal pertence a um filo completamente (...)

    Publicado em 13/12/2024

    1230 visualizações

    0 comentário

  • Sabella spallanzanii

    Sabella spallanzanii é uma espécie de anelídeo poliqueta séssil que vive dentro de um tubo e possui (...)

    Publicado em 01/12/2024

    1119 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro estrelado

    Mais um exemplo da enorme variedade de padrões de desenhos e cores que os ofiúros da espécie (...)

    Publicado em 30/11/2024

    910 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri

    Botryllus schlosseri é o nome científico destas delicadas ascídias coloniais. As ascídias, ou (...)

    Publicado em 29/11/2024

    1348 visualizações

    3 comentários

  • Ophiura albida

    Ophiura albida é uma das espécies de ofiúro mais comuns e abundantes das costas marinhas da (...)

    Publicado em 27/11/2024

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Ofiuro de braços vermelhos

    Um belo ofiúro de braços vermelhos encontrado na praia de Porz Meur, Bretanha, no dia 15 de (...)

    Publicado em 26/11/2024

    935 visualizações

    0 comentário

  • Cissites maculata

    Publicado em 24/11/2024

    1612 visualizações

    1 comentário

1 ... 73 74 75 76 77 78 79 80 81 ... 227

Apoie o Portal