...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Eumetazoa

Eumetazoa

Os animais incluídos no clado Eumetazoa são caracterizados por apresentarem o epitélio dividido em uma camada interna de células digestivas, a endoderme, e uma camada externa protetiva, ou dorsal, a ectoderme. Na linhagem que deu origem aos eumetazoários, as funções de transporte e de metabolismo realizadas pelas células internas pode ter permitido a especialização de células externas em uma camada embrionária ectodérmica [1].

Fazem parte deste grupo os Filos Placozoa, Ctenophora, Cnidaria e Bilateria. De acordo com Claus Nilsen (2019) [2], a hipótese de que os ctenóforos representem o primeiro ramo divergente de Metazoa pode implicar que as esponjas (Porifera) tenham perdido a cavidade gástrica e sofrido uma reversão para a digestão intracelular, ou que a cavidade gástrica e a digestão extracelular evoluiram de forma convergente em ctenóforos e em ParaHoxozoa. Nilsen comenta que as duas possibilidades são altamente improváveis. Várias evidências indicam que as camadas germinativas e a gastrulação evoluíram cedo no ramo dos eumetazoários a partir de programas de desenvolvimento utilizados para a simples padronização de células nos primeiros metazoários.

Originalmente, Eumetazoa incluía apenas os animais que apresentavam duas ou mais camadas germinativas, tecidos e órgãos. Tais estruturas estão ausentes em esponjas e nos placozoários. Entretanto, todos os estudos mais recentes sobre filogenia molecular apontam para uma posição mais elevada de Placozoa na árvore da vida, as vezes como grupo irmão de Cnidaria, as vezes como grupo irmão de Cnidaria+Bilateria. Em termos morfológicos, Claus Nielsen [3] sugere que os placozoários podem ser descendentes de um ancestral diploblástico. É possível que este ancestral tendo perdido secundariamente a cavidade gástrica através de um processo de expansão da periferia do corpo fazendo com que o endoderma digestivo ciliado se tornasse a sola digestiva rastejante dos atuais placozoários.

[1] Hashimshony, T., Feder, M., Levin, M., Hall, B. K., & Yanai, I. (2015). Spatiotemporal transcriptomics reveals the evolutionary history of the endoderm germ layer. Nature, 519(7542), 219-222.

[2] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

[3] Nielsen, C. (2019). Early animal evolution: a morphologist’s view. Royal Society open science, 6(7), 190638.

Contribuições (2033)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Calliactis parasitica

    Uma bela anemona parasita mostrando todos os seus tentáculos para a foto. Registro realizado na (...)

    Publicado em 31/10/2024

    926 visualizações

    0 comentário

  • Alma-de-Gato

    Piaya cayana Esse animal, parente dos Cucos, é bastante comum na América e no Brasil. Ele se (...)

    Publicado em 30/10/2024

    1082 visualizações

    0 comentário

  • Echinocardium cordatum

    Essa pequena bola de pelos na verdade é um ouriço-do-mar irregular da espécie Echinocardium (...)

    Publié le 30/10/2024

    1411 vues

    0 commentaire

  • Morcego

    Esse morcego foi encontrado dentro de ruínas de antiga casa da Reserva Biológica de Saltinho, ao (...)

    Publicado em 29/10/2024

    1193 visualizações

    0 comentário

  • Teiú

    O teiú-comum ou teiú gigante, Salvator merianae, é uma espécie de lagarto que ocorre em quase todo (...)

    Publicado em 29/10/2024

    2214 visualizações

    0 comentário

  • Sagui do nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco é uma espécie que ocorre na Mata Atlântica e Caatinga do (...)

    Publicado em 25/10/2024

    1420 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona

    Existem algumas espécies de anêmonas na APA Costa dos Corais. A anêmona-carpete-dos-recifes não (...)

    Publicado em 25/10/2024

    1037 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo Coreídeo

    Percevejos Coreídeos adultos e ninfas, possivelmente do gênero Thasus, sobre folhas e galhos de (...)

    Publicado em 23/10/2024

    1265 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-Uçá

    O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um importante recurso econômico em toda a sua área de (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1080 visualizações

    0 comentário

1 ... 73 74 75 76 77 78 79 80 81 ... 226

Apoie o Portal