...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Archosauromorpha

Archosauromorpha

Archosauromorpha é um grupo específico de répteis que inclui tradicionalmente os crocodilianos, os pterossauros e os dinossauros (incluindo as aves). É um grupo muito diverso que engloba uma grande variedade de espécies, particularmente de dinossauros não-aves, e seus membros apresentam uma longa história evolutiva. As relações filogenéticas entre os diferentes clados que compõem os arcossauromorfos ainda são questões de debates e estudos científicos, como é o caso, por exemplo, da posição relativa de Testudines dentro do grupo. Apesar de inúmeras incertezas, existem pontos chave consensuais no mundo acadêmico.

As primeiras linhagens de Archosauromprha apresentavam um plano corpóreo muito parecido com os grandes lagartos atuais (p. ex. Teiidae, Varanidae), mas são caracterizadas por uma série de novidades evolutivas únicas em seus esqueletos que apareceram em um ancestral comum durante o Permiano ( 254 milhões de anos atrás). Grande parte das características diagnósticas do plano corpóreo de Archosauromorpha estão concentradas na coluna vertebral e estão relacionadas à elevação da cabeça acima do nível do resto do corpo e possível redução do peso das vertebras sem perda de força.

Apesar dos representantes mais antigos de Archosauromorpha serem conhecidos desde o Permiano (p. ex. Protorosaurus speneri, uma espécie fóssil encontrada originalmente na Alemanha), a grande diversificação do grupo ocorreu após um dos maiores eventos de extinção em massa da história da Terra conhecido como extinção Permo-Triássica, ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás. Os arcosauromorfos tornaram-se mais abundantes e se dispersaram vastamente após a estabilização climática global durante a metade do Triássico, aproximadamente 5 milhões de anos após o período da extinção em massa do Permiano, causada provavelmente por erupções vulcânicas em grandes escalas no que hoje é conhecida a região da Sibéria.

Atualmente os Archosauromorpha são representados pelos crocodilianos, as aves e os Testudines. As tartarugas aparecem no registro fóssil com uma morfologia já extremamente especializada (crânio Diapsida muito derivado e carapaça), e isto significa que diferentes estudos alcançaram interpretações conflitantes sobre as afinidades do grupo entre os répteis. Vários estudos moleculares em escala genômica realizados na última década concluíram que os Testudinos são arcossauromorfos por causa de fortes evidências que colocam o grupo mais intimamente relacionado aos arcossauros do que a qualquer outro grupo moderno de répteis.

Contribuições (351)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Curutié

    O curutié é um passarinho da família Furnariidae. Seu nome científico é Certhiaxis cinnamomeus. É (...)

    Publicado em 28/08/2025

    906 visualizações

    0 comentário

  • Diopsittaca nobilis

    Uma maracanã pequena observada no teto de um prédio na região central de Recife. Registro (...)

    Publicado em 27/08/2025

    885 visualizações

    0 comentário

  • Gralha-cancã

    Eu vivi uma das experiências mais incríveis da minha vida na Serra da Capivara. Além das paisagens (...)

    Publicado em 14/08/2025

    1088 visualizações

    2 comentários

  • Coruja buraqueira

    Coruja buraqueira empoleirada na beira da praia. Esta coruja pode ser facilmente observada, (...)

    Publicado em 14/08/2025

    1172 visualizações

    0 comentário

  • Vanellus chilensis

    Trio de quero-queros bem amostrados e barulhentos. Registro realizado em uma área de restinga (...)

    Publicado em 13/08/2025

    869 visualizações

    0 comentário

  • Bem-te-vis

    Uma dupla de bem-te-vis bem conversadores. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 13/08/2025

    724 visualizações

    0 comentário

  • Periquito de asa amarela

    Periquito-de-asa-amarela observado no ramo mais alto do baobá da Praça da República, região (...)

    Publicado em 04/08/2025

    985 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha-do-rio

    A andorinha-do-rio é uma ave característica de ambientes aquáticos, sendo encontrada próximo a (...)

    Publicado em 03/08/2025

    941 visualizações

    0 comentário

  • Bentevizinho de penacho vermelho

    O bentevizinho-de-penacho-vermelho é um pequeno passarinho da família Tyrannidae. Seu nome (...)

    Publicado em 31/07/2025

    1019 visualizações

    0 comentário

1 ... 12 13 14 15 16 17 18 19 20 ... 39

Apoie o Portal