...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Archosauromorpha

Archosauromorpha

Archosauromorpha é um grupo específico de répteis que inclui tradicionalmente os crocodilianos, os pterossauros e os dinossauros (incluindo as aves). É um grupo muito diverso que engloba uma grande variedade de espécies, particularmente de dinossauros não-aves, e seus membros apresentam uma longa história evolutiva. As relações filogenéticas entre os diferentes clados que compõem os arcossauromorfos ainda são questões de debates e estudos científicos, como é o caso, por exemplo, da posição relativa de Testudines dentro do grupo. Apesar de inúmeras incertezas, existem pontos chave consensuais no mundo acadêmico.

As primeiras linhagens de Archosauromprha apresentavam um plano corpóreo muito parecido com os grandes lagartos atuais (p. ex. Teiidae, Varanidae), mas são caracterizadas por uma série de novidades evolutivas únicas em seus esqueletos que apareceram em um ancestral comum durante o Permiano ( 254 milhões de anos atrás). Grande parte das características diagnósticas do plano corpóreo de Archosauromorpha estão concentradas na coluna vertebral e estão relacionadas à elevação da cabeça acima do nível do resto do corpo e possível redução do peso das vertebras sem perda de força.

Apesar dos representantes mais antigos de Archosauromorpha serem conhecidos desde o Permiano (p. ex. Protorosaurus speneri, uma espécie fóssil encontrada originalmente na Alemanha), a grande diversificação do grupo ocorreu após um dos maiores eventos de extinção em massa da história da Terra conhecido como extinção Permo-Triássica, ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás. Os arcosauromorfos tornaram-se mais abundantes e se dispersaram vastamente após a estabilização climática global durante a metade do Triássico, aproximadamente 5 milhões de anos após o período da extinção em massa do Permiano, causada provavelmente por erupções vulcânicas em grandes escalas no que hoje é conhecida a região da Sibéria.

Atualmente os Archosauromorpha são representados pelos crocodilianos, as aves e os Testudines. As tartarugas aparecem no registro fóssil com uma morfologia já extremamente especializada (crânio Diapsida muito derivado e carapaça), e isto significa que diferentes estudos alcançaram interpretações conflitantes sobre as afinidades do grupo entre os répteis. Vários estudos moleculares em escala genômica realizados na última década concluíram que os Testudinos são arcossauromorfos por causa de fortes evidências que colocam o grupo mais intimamente relacionado aos arcossauros do que a qualquer outro grupo moderno de répteis.

Contribuições (351)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Alma de gato

    O alma-de-gato é uma ave da ordem Cuculiformes. Seu nome científico é Piaya cayana. É uma espécie (...)

    Publicado em 22/05/2025

    1548 visualizações

    1 comentário

  • Seriema

    A seriema (Cariama cristata) é uma de ave de grande porte com ampla distribuição na América do (...)

    Publicado em 19/09/2021

    2030 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá

    O sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é provavelmente uma das espécies de pássaros mais (...)

    Publicado em 11/11/2018

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Cantorchilus longirostris

    Publicado em 07/08/2018

    1020 visualizações

    0 comentário

  • Ramphocelus bresilius

    Publicado em 10/11/2017

    1132 visualizações

    0 comentário

  • jacaré e tartaruga

    Um belo encontro entre dois répteis predominantes: jacaré-de-papo-amarelo e cágado de barbicha. (...)

    Publicado em 16/01/2026

    538 visualizações

    0 comentário

  • Urubus-de-cabeça-preta

    Os urubus são animais extraordinários! Estes da fotos são da espécie Coragyps atratus e são (...)

    Publicado em 19/07/2020

    3051 visualizações

    0 comentário

  • Tamatião jovem

    Tamatião é uma ave com grande ocorrência nos manguezais do Brasil e m todo litoral brasileiro. (...)

    Publicado em 01/08/2024

    1039 visualizações

    0 comentário

  • Socó do mangue

    Socó de Mangue. Visto em 19/10/2025, na Praça dos Gatos em Recife-PE.

    Publicado em 19/10/2025

    706 visualizações

    0 comentário

  • Urubusservando a situação

    Urubu (Coragyps atratus, Cathartidae) observando a movimentação de turistas que visitavam o (...)

    Publicado em 19/09/2021

    923 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-pintado

    Já havia feito registro dessa espécie na APA Costa dos Corais outras vezes (link aqui), mas (...)

    Publicado em 18/09/2026

    73 visualizações

    0 comentário

  • Quero-quero protegendo seu ninho

    Um quero-quero protegendo seu ninho. Registro realizado em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 25/07/2023

    1003 visualizações

    0 comentário

  • Canário da terra

    Canário da terra registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 21 de abril de 2026. Foi bem difícil (...)

    Publicado em 30/04/2026

    247 visualizações

    0 comentário

  • Athene cunicularia

    Coruja-buraqueira registrada no meio de um canavial próximo ao município de Chã de Alegria, (...)

    Publicado em 14/05/2023

    928 visualizações

    0 comentário

  • Papa-formiga-de-barriga-preta

    O papa-formiga-de-barriga-preta, ou formigueiro-de-barriga-preta, é um passarinho com grande (...)

    Publicado em 21/07/2026

    166 visualizações

    0 comentário

1 ... 9 10 11 12 13 14 15 16 17 ... 24

Apoie o Portal