...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Archosauromorpha

Archosauromorpha

Archosauromorpha é um grupo específico de répteis que inclui tradicionalmente os crocodilianos, os pterossauros e os dinossauros (incluindo as aves). É um grupo muito diverso que engloba uma grande variedade de espécies, particularmente de dinossauros não-aves, e seus membros apresentam uma longa história evolutiva. As relações filogenéticas entre os diferentes clados que compõem os arcossauromorfos ainda são questões de debates e estudos científicos, como é o caso, por exemplo, da posição relativa de Testudines dentro do grupo. Apesar de inúmeras incertezas, existem pontos chave consensuais no mundo acadêmico.

As primeiras linhagens de Archosauromprha apresentavam um plano corpóreo muito parecido com os grandes lagartos atuais (p. ex. Teiidae, Varanidae), mas são caracterizadas por uma série de novidades evolutivas únicas em seus esqueletos que apareceram em um ancestral comum durante o Permiano ( 254 milhões de anos atrás). Grande parte das características diagnósticas do plano corpóreo de Archosauromorpha estão concentradas na coluna vertebral e estão relacionadas à elevação da cabeça acima do nível do resto do corpo e possível redução do peso das vertebras sem perda de força.

Apesar dos representantes mais antigos de Archosauromorpha serem conhecidos desde o Permiano (p. ex. Protorosaurus speneri, uma espécie fóssil encontrada originalmente na Alemanha), a grande diversificação do grupo ocorreu após um dos maiores eventos de extinção em massa da história da Terra conhecido como extinção Permo-Triássica, ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás. Os arcosauromorfos tornaram-se mais abundantes e se dispersaram vastamente após a estabilização climática global durante a metade do Triássico, aproximadamente 5 milhões de anos após o período da extinção em massa do Permiano, causada provavelmente por erupções vulcânicas em grandes escalas no que hoje é conhecida a região da Sibéria.

Atualmente os Archosauromorpha são representados pelos crocodilianos, as aves e os Testudines. As tartarugas aparecem no registro fóssil com uma morfologia já extremamente especializada (crânio Diapsida muito derivado e carapaça), e isto significa que diferentes estudos alcançaram interpretações conflitantes sobre as afinidades do grupo entre os répteis. Vários estudos moleculares em escala genômica realizados na última década concluíram que os Testudinos são arcossauromorfos por causa de fortes evidências que colocam o grupo mais intimamente relacionado aos arcossauros do que a qualquer outro grupo moderno de répteis.

Contribuições (356)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Maçarico-pintado

    Trata-se de um jovem de Actitis macularis, que ainda não possui a cor característica dos adultos (...)

    Publicado em 27/01/2026

    317 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-de-sobre-branco

    O maçarico-de-sobre-branco é uma ave que realiza longas migrações todos os anos, das suas áreas de (...)

    Publicado em 14/01/2026

    507 visualizações

    0 comentário

  • Corujinha caburé

    O caburé (Glaudidium braslianum) é uma das menores corujas do Brasil. Apresenta uma grande (...)

    Publicado em 26/04/2025

    1182 visualizações

    1 comentário

  • Verdelinhos

    Verdelinhos. (Dacnis cayana) (no alto) / Cyanerpes cyaneus (em baixo). Pequenos pássaros de cor (...)

    Publicado em 12/11/2017

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Tico tico rei cinza

    O tico-tico-rei-cinza é um passarinho comum e abundante em regiões semi-áridas e bordas de (...)

    Publicado em 15/06/2025

    1162 visualizações

    0 comentário

  • Socozinho

    Socozinho (Butorides striatus) é uma espécie de ave encontrada em todo país, onde tenha um lago, (...)

    Publicado em 25/01/2025

    1068 visualizações

    0 comentário

  • Galbula ruficauda

    Conhecido popularmente em Pernambuco como fura-barreira [1], Galbula ruficauda é o único (...)

    Publicado em 22/10/2017

    1378 visualizações

    0 comentário

  • Papagaio

    Um papagaio bem pequeno, percebi que gosta de andar em grupo e faz em conjunto um belo som! No (...)

    Publicado em 11/02/2021

    1146 visualizações

    2 comentários

  • Gibão-de-couro

    O gibão-de-couro é um passarinho da família Tyrannidae com ampla distribuição no Brasil. Seu nome (...)

    Publicado em 31/07/2019

    1342 visualizações

    0 comentário

  • Suiriri (Tyrannus melancholicus)

    Registro feito em Janeiro de 2025 ,observação de aves em Porto de Galinhas.

    Publicado em 23/01/2026

    315 visualizações

    0 comentário

  • Maria Cavaleira

    Maria-cavaleira, como é conhecido em algumas regiões do Brasil, é uma espécie da família Tyrannidae (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1058 visualizações

    0 comentário

  • Fura-barreira

    O fura-barreira (Galbula ruficauda), também conhecida de ariramba-de-cauda-ruiva, é uma espécie (...)

    Publicado em 17/09/2025

    777 visualizações

    0 comentário

  • Beija-flor-de-barriga-branca (Amazilia leucogaster)

    Para mais informações sobre esta espécie, consulte o artigo do WikiAves.

    Publicado em 21/05/2020

    1232 visualizações

    0 comentário

  • Paroaria dominicana

    Espécie generalista conhecida popularmente conhecida como galo-de-campina ou Cardeal. Na (...)

    Publicado em 28/09/2018

    1419 visualizações

    0 comentário

  • Pica-pau branco

    Melanerpes candidus, conhecido como pica-pau-branco, é uma espécie encontrada em grande parte da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    69 visualizações

    1 comentário

  • Águia-serrana

    Uma águia-serrana, também conhecida como gavião-pé-de-serra (Nordeste). Fotografei essa ave no (...)

    Publicado em 20/10/2025

    779 visualizações

    0 comentário

  • Ariramba-de-cauda-ruiva

    Galbula ruficauda.

    Publicado em 01/05/2020

    992 visualizações

    3 comentários

  • Parus minor

    Chapim-japonês (Parus minor) se alimentando no início do inverno em Hiroshima. Em 2016 foi (...)

    Publicado em 02/12/2018

    1138 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    As batuíras-de-bando são aves migratórias comuns de serem vistas na APA Costa dos Corais, e já (...)

    Publicado em 12/10/2025

    715 visualizações

    0 comentário

  • Batuíra-de-bando

    Batuíra-de-bando, Charadrius semipalmatus, é a espécie de ave mgratória mais comum e mais fácil de (...)

    Publicado em 16/11/2025

    621 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha do rio

    Tenho visto e registrado algumas andorinhas-do-rio na APA Costa dos Corais. São bastante (...)

    Publicado em 19/09/2026

    72 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha-do-rio

    Andorinha-do-rio (Tachycineta albiventer) registrada na beira da praia em Tamandaré, litoral sul (...)

    Publicado em 05/12/2020

    1269 visualizações

    0 comentário

  • Tangara palmarum

    Um sanhaço-do-coqueiro observado no parque Sítio da Trindade, em Recife, no dia 26 de abril de (...)

    Publicado em 27/04/2025

    1217 visualizações

    1 comentário

  • Columbina picui - Rolinha-picui chocando

    No sertão de Pajeú (foto: 11.02.20)

    Publicado em 07/03/2020

    1200 visualizações

    0 comentário

  • Gaivota

    Publicado em 03/09/2025

    766 visualizações

    0 comentário

  • Periquito de Encontro Amarelo

    Registro realizado em árvore de bairro residencial do município de Olinda. Para mais (...)

    Publicado em 23/05/2023

    1060 visualizações

    0 comentário

1 ... 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Apoie o Portal