...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Archosauromorpha

Archosauromorpha

Archosauromorpha é um grupo específico de répteis que inclui tradicionalmente os crocodilianos, os pterossauros e os dinossauros (incluindo as aves). É um grupo muito diverso que engloba uma grande variedade de espécies, particularmente de dinossauros não-aves, e seus membros apresentam uma longa história evolutiva. As relações filogenéticas entre os diferentes clados que compõem os arcossauromorfos ainda são questões de debates e estudos científicos, como é o caso, por exemplo, da posição relativa de Testudines dentro do grupo. Apesar de inúmeras incertezas, existem pontos chave consensuais no mundo acadêmico.

As primeiras linhagens de Archosauromprha apresentavam um plano corpóreo muito parecido com os grandes lagartos atuais (p. ex. Teiidae, Varanidae), mas são caracterizadas por uma série de novidades evolutivas únicas em seus esqueletos que apareceram em um ancestral comum durante o Permiano ( 254 milhões de anos atrás). Grande parte das características diagnósticas do plano corpóreo de Archosauromorpha estão concentradas na coluna vertebral e estão relacionadas à elevação da cabeça acima do nível do resto do corpo e possível redução do peso das vertebras sem perda de força.

Apesar dos representantes mais antigos de Archosauromorpha serem conhecidos desde o Permiano (p. ex. Protorosaurus speneri, uma espécie fóssil encontrada originalmente na Alemanha), a grande diversificação do grupo ocorreu após um dos maiores eventos de extinção em massa da história da Terra conhecido como extinção Permo-Triássica, ocorrida por volta de 252 milhões de anos atrás. Os arcosauromorfos tornaram-se mais abundantes e se dispersaram vastamente após a estabilização climática global durante a metade do Triássico, aproximadamente 5 milhões de anos após o período da extinção em massa do Permiano, causada provavelmente por erupções vulcânicas em grandes escalas no que hoje é conhecida a região da Sibéria.

Atualmente os Archosauromorpha são representados pelos crocodilianos, as aves e os Testudines. As tartarugas aparecem no registro fóssil com uma morfologia já extremamente especializada (crânio Diapsida muito derivado e carapaça), e isto significa que diferentes estudos alcançaram interpretações conflitantes sobre as afinidades do grupo entre os répteis. Vários estudos moleculares em escala genômica realizados na última década concluíram que os Testudinos são arcossauromorfos por causa de fortes evidências que colocam o grupo mais intimamente relacionado aos arcossauros do que a qualquer outro grupo moderno de répteis.

Contribuições (351)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Beija flor de rabo branco

    O beija-flor de rabo branco é uma das 18 espécies de beija-flores do gênero Phaethornis que (...)

    Publicado em 16/06/2025

    1423 visualizações

    0 comentário

  • Tamatião

    Tamatião é uma ave com grande ocorrência nos manguezais do Brasil. Ele é mais ativo a noite, mas é (...)

    Publicado em 01/08/2024

    1225 visualizações

    0 comentário

  • Saíra-pintor (Tangara fastuosa)

    Publicado em 02/10/2018

    1374 visualizações

    0 comentário

  • Cágado-do-nordeste (Mesoclemmys tuberculata)

    Mesoclemmys tuberculata é endêmica do Brasil, ocorrendo ao longo da bacia do rio São Francisco, em (...)

    Publicado em 01/04/2021

    4308 visualizações

    3 comentários

  • Pica-pau branco

    Melanerpes candidus, conhecido como pica-pau-branco, é uma espécie encontrada em grande parte da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    69 visualizações

    1 comentário

  • Phalacrocorax carbo

    Phalacrocorax carbo é uma grande ave aquática com uma vasta distribuição mundial, ocorrendo na (...)

    Publicado em 04/04/2024

    1140 visualizações

    0 comentário

  • Arapaçu-rajado-do-nordeste

    O Xiphorhynchus atlanticus, conhecido como arapaçu-rajado-do-nordeste, é uma espécie de ave da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    72 visualizações

    0 comentário

  • Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado

    Myiarchus tyrannulus, conhecida no Brasil como maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado, é uma ave da (...)

    Publicado em 19/09/2026

    67 visualizações

    0 comentário

  • Tangara cayana

    Tangara cayana se alimentando em uma goiabeira.

    Publicado em 02/09/2018

    1067 visualizações

    0 comentário

  • Pato-de-crista

    O título desta foto poderia muito bem ser «comadres na beira da lagoa». No primeiro plano é (...)

    Publicado em 06/05/2025

    1478 visualizações

    2 comentários

  • Columbina talpacoti

    Conhecida popularmente em Recife como rolinha-vermelha [1], Columbina talpacoti é uma espécie (...)

    Publicado em 20/06/2018

    1288 visualizações

    0 comentário

  • Olhando pra você!

    Columbina squamata - Fogo-apagou - Scaled Dove. Praia dos Carneiros, Tamandaré-PE, (...)

    Publicado em 11/03/2020

    956 visualizações

    0 comentário

  • Choca da mata

    Choca da mata Thamnophilus caerulescens. Gosta de ficar no emaranhado de galhos na borda da (...)

    Publicado em 17/12/2025

    572 visualizações

    0 comentário

  • Marreca-toicinho

    Por que no rio tem pato comendo lama? Rios, pontes e overdrives, impressionantes esculturas de (...)

    Publicado em 13/01/2026

    486 visualizações

    0 comentário

  • Aythya fuligula

    Aparecendo no Japão no final do outono!

    Publicado em 27/11/2018

    1022 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 24

Apoie o Portal