...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Piolho-de-cobra

    Os diplopodas que possuem como características duplossegmentos com 2 pares de pernas cada, grupo (...)

    Publicado em 01/10/2018

    1031 visualizações

    0 comentário

  • Aranha do folhiço

    Aranha registrada durante uma trilha na Reserva Biológica de Saltinho, Pernambuco, no dia 1 de (...)

    Publicado em 17/08/2025

    956 visualizações

    0 comentário

  • Haemulon parra

    O Haemulon parra é uma espécie amplamente distribuída no Atlântico Ocidental, ocorrendo desde o (...)

    Publicado em 29/01/2026

    302 visualizações

    0 comentário

  • Saramunete

    Pseudupeneus maculatus, popularmente conhecido aqui no nordeste como saramunete, habita (...)

    Publicado em 09/12/2025

    578 visualizações

    0 comentário

  • Maria da toca

    Maria-da-toca (Labrisomus nuchipinnis) é uma espécie fácil de se ver nas piscinas naturais. Sempre (...)

    Publicado em 22/04/2025

    1218 visualizações

    0 comentário

  • Phyllodytes edelmoi

    Phyllodytes edelmoi é uma espécie bromelígena, é pequena e pode alcançar até no máximo 3cm. (...)

    Publicado em 29/01/2022

    1187 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-pescadora

    Aranha-pescadora (Família Trechaleidae) comum em rochas do Rio Pajeú, Floresta - PE. Registro: (...)

    Publicado em 29/05/2020

    1323 visualizações

    0 comentário

  • Esquilo

    Esta foto eu tirei para registrar uma visita ilustre ao meu jardim de casa em Miami. Animal (...)

    Publicado em 27/11/2019

    1064 visualizações

    1 comentário

  • Besouro cerambicídeo Insecta

    Os insetos, invertebrados do filo dos Artropoda e classe Insecta, representam o grupo com a (...)

    Publicado em 03/07/2018

    1004 visualizações

    0 comentário

1 ... 136 137 138 139 140 141 142 143 144 ... 226

Apoie o Portal