...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Marimbondo carijó

    Dupla de marimbondos-carijó construindo seu ninho em uma folha de palmeira. Estes marimbondos (...)

    Publicado em 20/04/2023

    2130 visualizações

    0 comentário

  • Dryas iulia

    Borboleta da espécie Dryas iulia encontrada em um jardim na praia de Japaratinga, litoral norte (...)

    Publicado em 22/07/2021

    1071 visualizações

    0 comentário

  • Tityus brazilae

    Tityus braziliae é uma espécie de escorpião característica de florestas ombrófilas, presente em (...)

    Publicado em 11/12/2021

    1648 visualizações

    2 comentários

  • Lagarta medideira

    Lagarta de mariposa que caminha de forma curiosa. Seus nomes populares (lagarta-medideira ou (...)

    Publicado em 02/10/2020

    2766 visualizações

    1 comentário

  • Cervus nippon

    Cervo Japonês, ilha de Miyajima onde são protegidos e considerados mensageiros dos (...)

    Publicado em 27/11/2018

    1121 visualizações

    0 comentário

  • Anisotremus moricandi

    Espécie de peixe popularmente conhecida como «avô do Pirambú». Pertence à Família Haemulidae. É (...)

    Publicado em 23/11/2018

    1233 visualizações

    0 comentário

  • Urubu-rei

    O urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma das maiores espécies de abutres que ocorrem no Brasil. (...)

    Publicado em 10/08/2018

    1126 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Ofiúro da espécie Ophioderma cinereum encontrado na praia de Serrambi, litoral sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 01/03/2026

    216 visualizações

    0 comentário

  • Filhote de aranha-saltadora

    Este ser extremamente pequeno estava na cama, a avistei e retirei antes que algo de ruim (...)

    Publicado em 02/02/2025

    1061 visualizações

    0 comentário

1 ... 151 152 153 154 155 156 157 158 159 ... 226

Apoie o Portal