...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Embuá gigante

    Embuá (Diplopoda) fotografado na Serra dos Cavalos, Caruaru.

    Publicado em 04/01/2022

    1425 visualizações

    0 comentário

  • Oedemera nobilis

    Besouro da espécie Oedemera nobilis registrado no dia 12 de maio de 2024 em Daoulas, Bretanha, (...)

    Publicado em 25/06/2024

    1022 visualizações

    0 comentário

  • Cigarra

    Cigarra encontrada sobre tronco de uma árvore de mangue. No final do verão e começo do outono, é (...)

    Publicado em 02/04/2024

    1019 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto Verde (Esperança)

    Hoje fiz um registro de uma Esperança, que é um gafanhoto verde, muito comum em (...)

    Publicado em 13/06/2021

    2799 visualizações

    0 comentário

  • Tesourinha Dermaptera

    Tesourinha fotografada em tronco na Serra dos Cavalos, possivelmente em busca de presas. Pode (...)

    Publicado em 04/01/2022

    1383 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius gilletti

    Esta espécie pertence a subfamília scarabaeinae e esse gênero é um dos mais abundantes em florestas (...)

    Publicado em 23/12/2018

    1047 visualizações

    0 comentário

  • Besouro gorgulho

    Besouro gorgulho identificado por Boris B. Gênero Oxycorynus , família Belidae.

    Publicado em 12/03/2025

    999 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri verde

    Uma pequena colônia de Botryllus schlosseri ocupando a superfície de uma alga. Cada círculo é (...)

    Publicado em 26/02/2025

    968 visualizações

    1 comentário

  • Caramujo lambe-pau

    O caramujo lambe-pau ou caramujo do mangue, Littoraria angulifera, é uma espécie bem conhecida e (...)

    Publicado em 06/10/2025

    678 visualizações

    0 comentário

1 ... 166 167 168 169 170 171 172 173 174 ... 226

Apoie o Portal