...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Caranguejo-Uçá

    O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um importante recurso econômico em toda a sua área de (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1033 visualizações

    0 comentário

  • Jandaias-coquinho

    Jandaias-coquinho

    Publicado em 11/10/2023

    984 visualizações

    0 comentário

  • Filhotinhos de Didelphis albiventris no marsúpio da mãe.

    Publicado em 01/04/2019

    1426 visualizações

    0 comentário

  • Acrocinus longimanus

    O besouro arlequim possui uma grande distribuição na America do Sul, ocorrendo desde o sul do (...)

    Publicado em 06/01/2019

    3029 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo bala-pedra

    Caranguejo bala-pedra (Eriphia gonagra) registrado em Tamandaré no dia 30 de dezembro de 2024. É (...)

    Publicado em 08/01/2025

    998 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa Vespa - Rio 11/06/2024

    Apareceu na cozinha do apartamento. Local: Leme de Noronha, Rio de Janeiro em 11/06/2024 (...)

    Publicado em 11/06/2024

    1488 visualizações

    4 comentários

  • Borboleta-da-Couve

    Uma Ascia monuste. De acordo com a literatura, sua presença está associada com plantas como a (...)

    Publicado em 13/03/2025

    843 visualizações

    2 comentários

  • Saíra-pintor (Tangara fastuosa)

    Publicado em 02/10/2018

    1324 visualizações

    0 comentário

  • Preá

    A espécie é Galea spixii (Wagler, 1831), popularmente conhecido como Preá. Registrado em área de (...)

    Publicado em 02/04/2021

    1394 visualizações

    0 comentário

  • Pepino-do-mar

    Pepino-do-mar encontrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de 2025.

    Publicado em 02/12/2025

    559 visualizações

    0 comentário

  • Odonata

    Odonata são popularmente conhecidas como libélulas, Amplamente distribuídas no Brasil. Como (...)

    Publicado em 17/06/2018

    1013 visualizações

    0 comentário

  • Beija-flor-da-barriga-branca

    Beija-flor-da-barriga-branca registrado em uma área de manguezal na praia de Porto da Rua, (...)

    Publicado em 09/06/2023

    1228 visualizações

    0 comentário

  • Aratanha

    Aratu, caranguejo-marinheiro ou aratanha, nomes dados ao Aratus pisonii, um pequeno caranguejo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    462 visualizações

    0 comentário

  • Crax fasciolata

    O Crax fasciolata (Galliformes, Cracidae), conhecida como mutum-de-penacho ou mutum pinima é uma (...)

    Publicado em 06/03/2018

    1215 visualizações

    0 comentário

  • Deltochilum pseudoicarus

    Espécies de besouro rola-bosta que ocorre na Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai. Em Pernambuco (...)

    Publicado em 26/07/2025

    1222 visualizações

    0 comentário

1 ... 112 113 114 115 116 117 118 119 120 ... 136

Apoie o Portal