...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Bandeirinha juvenil

    O bandeirinha é uma espécie de peixe carnívora habitualmente encontrado em águas claras e (...)

    Publicado em 20/01/2026

    383 visualizações

    2 comentários

  • Borboleta-amarela

    Essa delicada borboleta amarela, possivelmente do gênero Phoebis spp, estava numa área aberta, (...)

    Publicado em 19/01/2026

    370 visualizações

    0 comentário

  • Ophionereis reticulata

    Esse delicado ofiuróide é um parente próximo da estrela-do-mar e de outros equinodermos. Tem (...)

    Publicado em 19/01/2026

    332 visualizações

    0 comentário

  • Craca

    Uma craca solitária sobre os recifes areníticos de Tamandaré. Bem próximo dali, outras cracas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    444 visualizações

    0 comentário

  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    374 visualizações

    0 comentário

  • jacaré de papo amarelo

    Sempre que tem uma maré baixa e sol, a possibilidade de ver um jacaré-de-papo-amarelo aumenta. (...)

    Publicado em 16/01/2026

    404 visualizações

    0 comentário

  • Socozinho jovem

    Um socozinho juvenil (Butorides striata) observado entre as raízes de mangue, próximo ao Palácio (...)

    Publicado em 16/01/2026

    380 visualizações

    0 comentário

  • Pernilongo-de-costas-negras

    O pernilongo-de-costas-negras é uma espécie de ave da família Recurvirostridae característica de (...)

    Publicado em 16/01/2026

    529 visualizações

    0 comentário

  • Xié

    Pequeno caranguejo xié encontrado em uma das margens do Rio Capibaribe, próximo ao clube de remo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    462 visualizações

    0 comentário

  • Vira-pedras

    O vira-pedras é uma pequena ave migratória com área de reprodução circumpolar que se estende desde o (...)

    Publicado em 16/01/2026

    403 visualizações

    0 comentário

  • jacaré e tartaruga

    Um belo encontro entre dois répteis predominantes: jacaré-de-papo-amarelo e cágado de barbicha. (...)

    Publicado em 16/01/2026

    465 visualizações

    0 comentário

  • Aratanha

    Aratu, caranguejo-marinheiro ou aratanha, nomes dados ao Aratus pisonii, um pequeno caranguejo (...)

    Publicado em 16/01/2026

    462 visualizações

    0 comentário

  • Coral-cérebro

    Coral cérebro é uma espécie única do Brasil (endêmica). Só no nosso litoral que ocorre esse lindo (...)

    Publicado em 15/01/2026

    514 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-de-asa-branca

    Maçarico-de-asa-branca registrado na região do estuário do Rio Capibaribe no dia 10 de janeiro de (...)

    Publicado em 15/01/2026

    419 visualizações

    0 comentário

  • Garça branca

    Uma garça branca muito fotogénica pousada em cima de um pneu cheio de cracas. Ao fundo dá para (...)

    Publicado em 14/01/2026

    344 visualizações

    0 comentário

1 ... 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ... 136

Apoie o Portal