...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    374 visualizações

    0 comentário

  • Anu-branco

    Um ano-branco à espreita de algum inseto ou sapinho no meio de uma vegetação rasteira no campus da (...)

    Publicado em 31/05/2026

    515 visualizações

    1 comentário

  • Besouro Neoathyreus

    O gênero Neoathyreus (Scarabaeoidea: Geotrupidae) é um conjunto (táxon) de besouros com 70 (...)

    Publicado em 26/04/2020

    1313 visualizações

    1 comentário

  • Amblipígio

    Um belo amblipígio da espécie Heterophrynus longicornis encontrado na caverna de Maroaga, em (...)

    Publicado em 12/07/2026

    225 visualizações

    0 comentário

  • Besouro rinoceronte - Dynastinae

    Essa é uma fêmea de Strategus surinamensis Burmeister, 1847, um besouro da família Scarabaeidae, (...)

    Publicado em 01/04/2021

    4410 visualizações

    0 comentário

  • Lepidoptera

    Espécie de borboleta registrada sobre Fabaceae, na Fazenda Folha Miúda, Floresta - PE, em (...)

    Publicado em 29/05/2020

    946 visualizações

    0 comentário

  • Rhinella crucifer

    Publicado em 11/11/2017

    1078 visualizações

    0 comentário

  • Borboletas

    Borboletas na beira de uma cachoeira próxima da região metropolitana de Belo (...)

    Publicado em 20/11/2017

    1140 visualizações

    0 comentário

  • Vespa caçadora

    Vespa caçadora encontrada na Fazenda Vazante, Carnaubeira da Penha, Pernambuco, no dia 8 de (...)

    Publicado em 09/10/2023

    3163 visualizações

    0 comentário

1 ... 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ... 226

Apoie o Portal