...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Sulcophanaeus faunus

    Um belo exemplar de Sulcophanaeus faunus, besouro amazônico registrado em Mata de Galeria no (...)

    Publicado em 24/07/2025

    1104 visualizações

    0 comentário

  • Dichotomius zikani

    Besouro rola-bosta do gênero Dichotomius registrado em remanescentes relictuais de Floresta (...)

    Publicado em 24/07/2025

    933 visualizações

    0 comentário

  • Surucucu pico de jaca

    A surucucu pico de jaca, ou simplesmente pico de jaca, é considerada a maior serpente peçonhenta (...)

    Publicado em 24/07/2025

    2253 visualizações

    0 comentário

  • Molusco quíton

    Um molusco quíton encontrado debaixo de uma rocha na praia do Paiva, litorl sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1006 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar vermelha

    Estrela do mar vermelha da espécie Linckia guildingi encontrada na praia do Paiva, Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1088 visualizações

    0 comentário

  • Ameiva

    Encontrada no matinho na pousada Barra Velha na praia de Peroba de Maragogi-AL. É um lagarto (...)

    Publicado em 17/07/2025

    890 visualizações

    0 comentário

  • Maracanã pequena

    Um grupo de três maracanãs-pequenas observadas em uma manhã chuvosa na região central de Recife, (...)

    Publicado em 14/07/2025

    1072 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta Synargis calyce

    Synargis calyce é uma pequena borboleta muito graciosa. Possui asas brancas com uma margem (...)

    Publicado em 10/07/2025

    1100 visualizações

    0 comentário

  • Calango de cabeça verde

    Um calango da espécie Ameiva ameiva registrado na APA Aldeia Beberibe, no dia 6 de junho de (...)

    Publicado em 06/07/2025

    906 visualizações

    0 comentário

1 ... 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 226

Apoie o Portal