...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Tropidurus hispidus

    No estilo sol me possua, temos aqui uma lagartixa, lagartixa preta, lagartixa de pedra, (...)

    Publicado em 03/05/2025

    1044 visualizações

    0 comentário

  • Lithobates palmipes

    Lithobates palmipes é a única espécie da família Ranidae que ocorre naturalmente no Brasil. É uma (...)

    Publicado em 01/09/2018

    1286 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Vaga-Lume

    Os besouros vaga-lume pertencem a família Lampyridae (Elateroidea) e são conhecidos por serem (...)

    Publicado em 21/05/2020

    1589 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta interessante

    Encontrei essa lagarta caminhando pelo chão, indo em direção à grama. Suas cores, além dessa (...)

    Publicado em 05/04/2024

    1689 visualizações

    2 comentários

  • Marimbondo chumbinho

    Um marimbondo-chumbinho observado visitando flores de uma árvore no Pontal da Santa Cruz, em (...)

    Publicado em 10/12/2025

    889 visualizações

    0 comentário

  • Gaturamo-verdadeiro

    O gaturamo-verdadeiro é um pequeno passarinho de bico forte e cauda curta com grande (...)

    Publicado em 29/06/2025

    1642 visualizações

    0 comentário

  • Anemonia viridis

    Anemona da espécie Anemonia viridis registrada na praia do Moinho Branco, em Brest, no dia 12 de (...)

    Publicado em 30/04/2024

    954 visualizações

    0 comentário

  • Hypothyris ninonia

    Borboleta da espécie Hypothyris ninonia registrada em Serra dos Cavalos, uma região de brejo de (...)

    Publicado em 08/08/2022

    1506 visualizações

    0 comentário

  • Concha estrela das Índias-Ocidentais

    A Concha estrela das Índias-Ocidentais é um gastrópode da espécie Lithopoma tectum, pertencente a (...)

    Publicado em 30/03/2026

    215 visualizações

    0 comentário

1 ... 63 64 65 66 67 68 69 70 71 ... 226

Apoie o Portal