...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Besouro gorgulho

    Besouro da espécie Homalinotus coriaceus encontrado em Tamandaré, do dia 15 de novembro de 2022. (...)

    Publicado em 16/11/2022

    3346 visualizações

    0 comentário

  • Thasus rutilus

    Imaturo do percevejo Thasus “rutilus” (Coreidae: Coreinae: Nematopini/Nematopodini).

    Publicado em 03/07/2019

    2179 visualizações

    0 comentário

  • Esperança Tettigoniidae

    Uma esperança em forma de folha encontrada no jardim de um prédio na região central de Recife, (...)

    Publicado em 11/03/2025

    4114 visualizações

    4 comentários

  • Metamasius hemipterus

    Metamasius hemipterus é uma espécie de besouro com ampla distribuição geográfica. Ocorre (...)

    Publicado em 09/02/2020

    2017 visualizações

    0 comentário

  • Ameiva ameiva

    Ameiva ameiva é uma espécie de lagarto com uma grande distribuição geográfica na America do Sul, (...)

    Publicado em 24/05/2019

    6879 visualizações

    2 comentários

  • Dissodactylus crinitichelis

    Dissodactylus crinitichelis é um pequeno caranguejo da Família Pinnotheridae (Decapoda) que vive (...)

    Publicado em 03/02/2022

    1500 visualizações

    0 comentário

  • Aranha zebra

    Pequena aranha papa-moscas com um lindo padrão listrado preto e branco. Registro realizado na (...)

    Publicado em 14/04/2022

    5891 visualizações

    0 comentário

  • Aranha caranguejo

    Uma bela aranha caranguejo encontrada em uma orquídea na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 9 de (...)

    Publicado em 10/09/2025

    1918 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto fotografado em trilha próximo a área de manguezal na APA Estuarina do Rio (...)

    Publicado em 02/02/2023

    1106 visualizações

    0 comentário

1 ... 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... 226

Apoie o Portal