...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Cissites maculata

    Publicado em 24/11/2024

    1542 visualizações

    1 comentário

  • Pleurehdera stellata

    Lesma do mar da espécie Pleurehdera stellata (Família Pleurobranchidae) encontrada no dia 21 de (...)

    Publicado em 20/11/2024

    753 visualizações

    0 comentário

  • Ligia oceanica

    Ligia oceanica encontrada na praia da Ilha Tudy, no sul da Bretanha França. Em português, estes (...)

    Publicado em 18/11/2024

    930 visualizações

    0 comentário

  • Anthopleura ballii

    Anthopleura ballii é uma espécie de anemona-do-mar abundante que ocorre ao longo da costa (...)

    Publicado em 15/11/2024

    983 visualizações

    0 comentário

  • Lagartixa comendo uma anfisbena

    Como um lagarto come espaguete? Esta pergunta faz parte do título de um artigo que acaba de ser (...)

    Publicado em 12/11/2024

    1887 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona-do-mar verde

    Anêmona-do-mar verde (Anemonia viridis) registrada na Ponta do Dellec, Brest, no dia 17 de (...)

    Publicado em 10/11/2024

    772 visualizações

    0 comentário

  • Cereus pedunculatus

    Cereus pedunculatus é uma espécie de anemona que ocorre em ambientes costeiros da Europa, podendo (...)

    Publié le 05/11/2024

    784 vues

    0 commentaire

  • Calliactis parasitica

    Uma bela anemona parasita mostrando todos os seus tentáculos para a foto. Registro realizado na (...)

    Publicado em 31/10/2024

    874 visualizações

    0 comentário

  • Alma-de-Gato

    Piaya cayana Esse animal, parente dos Cucos, é bastante comum na América e no Brasil. Ele se (...)

    Publicado em 30/10/2024

    1026 visualizações

    0 comentário

  • Echinocardium cordatum

    Essa pequena bola de pelos na verdade é um ouriço-do-mar irregular da espécie Echinocardium (...)

    Publié le 30/10/2024

    1359 vues

    0 commentaire

  • Morcego

    Esse morcego foi encontrado dentro de ruínas de antiga casa da Reserva Biológica de Saltinho, ao (...)

    Publicado em 29/10/2024

    1134 visualizações

    0 comentário

  • Teiú

    O teiú-comum ou teiú gigante, Salvator merianae, é uma espécie de lagarto que ocorre em quase todo (...)

    Publicado em 29/10/2024

    2107 visualizações

    0 comentário

  • Sagui do nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco é uma espécie que ocorre na Mata Atlântica e Caatinga do (...)

    Publicado em 25/10/2024

    1349 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona

    Existem algumas espécies de anêmonas na APA Costa dos Corais. A anêmona-carpete-dos-recifes não (...)

    Publicado em 25/10/2024

    988 visualizações

    0 comentário

  • Percevejo Coreídeo

    Percevejos Coreídeos adultos e ninfas, possivelmente do gênero Thasus, sobre folhas e galhos de (...)

    Publicado em 23/10/2024

    1205 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-Uçá

    O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um importante recurso econômico em toda a sua área de (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1033 visualizações

    0 comentário

  • Xira-branca

    Xira branca pertence ao gênero Haemulon. Essa da foto é de um juvenil de Haemulon parra. Esse (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1186 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu-mirim

    O baiacu do gênero Sphoeroides é bem comum no Atlântico e todo litoral brasileiro. É facilmente (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1171 visualizações

    0 comentário

  • Esponja preta

    Esponjas são organismos do Filo Porifera. Existem muitas espécies no oceano, são encontradas no (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1037 visualizações

    0 comentário

  • Tedania ignis

    Esponjas são organismos do Filo Porifera e podem ser encontradam em toda APA Costa dos Corais, (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1270 visualizações

    0 comentário

  • Calcinus tibicen

    Os ermitões são bem comuns em poças de marés na APA Costa dos Corais. Podem ser vistos durante a (...)

    Publicado em 21/10/2024

    972 visualizações

    0 comentário

  • Filhote de salamandra

    Um filhote de salamandra de fogo (Salamandra salamandra) registrada na floresta de Keroual, (...)

    Publicado em 13/10/2024

    1277 visualizações

    0 comentário

  • Berghia verrucicornis

    Berghia verrucicornis é uma espécie de gastropode nudibrânquio que ocorre nas costas rochosas da (...)

    Publicado em 01/10/2024

    1038 visualizações

    0 comentário

  • Haliotis tuberculata

    Haliotis tuberculata é um molusco gastropode marinho com grande distribuição geográfica, ocorrendo (...)

    Publié le 29/09/2024

    1188 vues

    0 commentaire

  • Dromia personata

    Dromia personata é uma espécie de caranguejo muito especial. Como muitas outras espécies da (...)

    Publié le 27/09/2024

    1109 vues

    0 commentaire

  • Vanessa atalanta

    Vanessa atalanta é uma espécie de borboleta migratória com uma grande distribuição geográfica, (...)

    Publicado em 15/09/2024

    1155 visualizações

    0 comentário

  • Lesma marinha Berthella plumula

    Berthella plumula é uma espécie de molusco gastropode marinho da Família Pleurobranchidae. É uma (...)

    Publicado em 13/09/2024

    1147 visualizações

    0 comentário

  • Ascídias transparentes

    Colônia de ascídias transparentes da espécie Clavelina lepadiformis enontrada na Ponta do Diabo, (...)

    Publicado em 12/09/2024

    1004 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro listrado

    Um ofiúro da espécie Ophiothrix fragilis apresentando um belo padrão de cores. Esta espécie é (...)

    Publicado em 11/09/2024

    945 visualizações

    0 comentário

  • Ouriço de espinhos verdes

    Echinus esculentus é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada em costas rochosas da Europa. É (...)

    Publicado em 08/09/2024

    1103 visualizações

    0 comentário

1 ... 19 20 21 22 23 24 25 26 27 ... 68

Apoie o Portal