...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Porcellana platycheles

    Este pequeno caranguejo é uma das espécies mais comuns e abundantes das zonas entre marés de (...)

    Publié le 03/08/2024

    917 vues

    0 commentaire

  • Tamatião jovem

    Tamatião é uma ave com grande ocorrência nos manguezais do Brasil e m todo litoral brasileiro. (...)

    Publicado em 01/08/2024

    991 visualizações

    0 comentário

  • Tamatião

    Tamatião é uma ave com grande ocorrência nos manguezais do Brasil. Ele é mais ativo a noite, mas é (...)

    Publicado em 01/08/2024

    1178 visualizações

    0 comentário

  • Galathea strigosa

    Galathea strigosa é uma espécie de crustáceo decapoda do grupo dos Anomura. É uma espécie (...)

    Publicado em 01/08/2024

    971 visualizações

    0 comentário

  • Galathea squamifera jovem

    Indivíduo juvenil de Galathea squamifera registrado na praia de Kersiny, sul da Bretanha, no dia (...)

    Publié le 31/07/2024

    967 vues

    0 commentaire

  • Holothuria forskali

    Holothuria forskali é uma espécie de pepino-do-mar (Echinodermata) relativamente grande, podendo (...)

    Publié le 30/07/2024

    1144 vues

    0 commentaire

  • Gavião carijó

    Um jovem gavião-carijó (Rupornis magnirostris) registrado no dia 28/07/2024 num coqueiro na APA (...)

    Publicado em 29/07/2024

    833 visualizações

    0 comentário

  • Besouros cospe-sangue

    Um casal de besouros cospe-sangue (Timarcha tenebricosa) registrado na beira de uma trilha na (...)

    Publié le 24/07/2024

    1067 vues

    0 commentaire

  • Cepaea hortensis

    Cepaea hortensis é uma espécie de gastropode terrestre comum e largamente distribuída na Europa. É (...)

    Publié le 22/07/2024

    1119 vues

    0 commentaire

  • Calopteryx virgo

    Calopteryx virgo é uma pequena espécie de libélula com cores metálicas vibrantes. Libélulas machos (...)

    Publié le 20/07/2024

    1198 vues

    0 commentaire

  • Gastropoda

    Molusco gastropode do gênero Lithopoma spp, comumente encontrada nas poças de maré da APA Costa (...)

    Publicado em 19/07/2024

    977 visualizações

    0 comentário

  • Bombus terrestris

    Espécie de abelha abundante, que apresenta uma grande distribuição geográfica, presente em grande (...)

    Publicado em 19/07/2024

    1103 visualizações

    0 comentário

  • Percevejos arlequim

    Percevejos arlequim flagrados em um momento inusitado... Dia 12 de maio de 2024, na região de (...)

    Publicado em 17/07/2024

    1291 visualizações

    0 comentário

  • Polistes dominula

    Vespa da espécie Polistes dominula na cidadezinha de Beaumarchés, sul da França, no dia 6 de março (...)

    Publicado em 14/07/2024

    1026 visualizações

    0 comentário

  • Carcinus maenas

    Registro do momento de um abraço de guarda pré-copulatória da espécie de caranguejo Carcinus (...)

    Publicado em 13/07/2024

    1122 visualizações

    0 comentário

1 ... 45 46 47 48 49 50 51 52 53 ... 136

Apoie o Portal