...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Metamasius hemipterus

    Metamasius hemipterus é uma espécie de besouro com ampla distribuição geográfica. Ocorre (...)

    Publicado em 09/02/2020

    2017 visualizações

    0 comentário

  • Dipsas neuwiedi

    Dipsas neuwiedi é uma pequena espécie de serpente não peçonhenta da família Dipsadidae endêmica da (...)

    Publicado em 27/01/2020

    10999 visualizações

    1 comentário

  • Ameiva ameiva

    Ameiva ameiva é uma espécie de lagarto com uma grande distribuição geográfica na America do Sul, (...)

    Publicado em 24/05/2019

    6879 visualizações

    2 comentários

  • Dinoponera quadriceps

    Grande espécie de formiga endêmica da região Nordeste do Brasil, com registros de ocorrência em (...)

    Publicado em 05/10/2018

    1590 visualizações

    0 comentário

  • Dissodactylus crinitichelis

    Dissodactylus crinitichelis é um pequeno caranguejo da Família Pinnotheridae (Decapoda) que vive (...)

    Publicado em 03/02/2022

    1500 visualizações

    0 comentário

  • Mututuca

    A mututuca (Myrichthys ocellatus) é um peixe ósseo da família Ophichthidae (Ordem Anguilliformes). (...)

    Publicado em 16/01/2019

    5235 visualizações

    0 comentário

  • Aranha zebra

    Pequena aranha papa-moscas com um lindo padrão listrado preto e branco. Registro realizado na (...)

    Publicado em 14/04/2022

    5891 visualizações

    0 comentário

  • Aranha caranguejo

    Uma bela aranha caranguejo encontrada em uma orquídea na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 9 de (...)

    Publicado em 10/09/2025

    1918 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Gafanhoto fotografado em trilha próximo a área de manguezal na APA Estuarina do Rio (...)

    Publicado em 02/02/2023

    1106 visualizações

    0 comentário

  • Aranha papa-mosca

    Aranha saltadora da espécie Frigga cf. coronigera (identificada por Alexandre S. Michelotto) (...)

    Publicado em 04/05/2020

    2965 visualizações

    0 comentário

  • Sabiá gongá

    Um belo sabiá gongá atraído por uma oferta irresistível de sapotis maduros. Registro realizado no (...)

    Publicado em 26/06/2025

    2486 visualizações

    0 comentário

  • Aranha Trichonephila clavipes

    APA Aldeia-Beberibe.

    Publicado em 11/04/2024

    1115 visualizações

    0 comentário

  • Typhedanus sp

    Lepidoptera, Família Hesperiidae. A maioria das espécies de Hesperiidae é de tamanho pequeno, com (...)

    Publicado em 02/12/2017

    1537 visualizações

    0 comentário

  • Rã pimenta

    Râ pimenta registrada na beira de um barranco na Estação Ecológica de Tapacurá no dia 11 de maio de (...)

    Publicado em 14/05/2023

    2677 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta do meu jardim

    Esta borboleta linda foi fotografada no jardim da minha casa em Aldeia. Não sei o nome, nem mais (...)

    Publicado em 12/06/2021

    1140 visualizações

    1 comentário

  • Siri azul

    Callinectes sapidus é uma espécie de crustáceo nativa da costa oeste do Oceano Atlântico, (...)

    Publicado em 13/12/2022

    2838 visualizações

    0 comentário

  • Chlorostilbon notatus

    Espécie de beija-flor com ampla distribuição na America do Sul, notadamente na região Nordeste e (...)

    Publicado em 16/12/2018

    1198 visualizações

    0 comentário

  • Gavião caracoleiro

    Registro feito no dia 01/01/26. Igarassu-Vila rural.

    Publicado em 15/06/2026

    148 visualizações

    1 comentário

  • Sapo cururu

    Sapo cururu (Rhinella jimi) subindo uma calçada no bairro das Graças, região central de Recife. (...)

    Publicado em 23/11/2022

    1232 visualizações

    0 comentário

  • Iguana

    Uma iguana tirando um cochilo no alto de uma árvore. Iguana iguana é uma das maiores espécies de (...)

    Publicado em 01/10/2021

    1179 visualizações

    0 comentário

  • Besouro de manchas amarelas

    Besouro-serra-pau (Cerambycidae) encontrado dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe no dia 27 (...)

    Publicado em 02/07/2023

    6579 visualizações

    0 comentário

  • Estrela-do-mar

    Linckia guildingi é uma espécie de estrela do mar (Classe Asteroidea, Família Ophidiasteridae) (...)

    Publicado em 20/06/2019

    3715 visualizações

    0 comentário

  • Tatuzinho de jardim

    O tatuzinho de jardim (Armadillidium vulgare) é um crustáceo terrestre muito comum e abundante. É (...)

    Publicado em 06/09/2024

    2614 visualizações

    0 comentário

  • Mosca Sepsidae

    Parece uma formiga com asas, mas é uma mosca. Sepsidae é uma família de moscas com aproximadamente (...)

    Publicado em 16/06/2020

    1828 visualizações

    2 comentários

  • Besouro verde metálico

    Besouro verde metálico, provavelmente da espécie Canthon staigi, encontrado na Reserva Biológica (...)

    Publicado em 04/06/2025

    2847 visualizações

    0 comentário

  • Porcellana platycheles

    Porcellana platycheles é uma pequena espécie de caranguejo que vive sob rochas em regiões entre (...)

    Publicado em 14/02/2024

    1094 visualizações

    0 comentário

  • Planária terrestre (Platelminto)

    Você se depara com um verme desse habitando o tronco em decomposição e pensa: Que grupo é esse? (...)

    Publicado em 18/03/2022

    5426 visualizações

    0 comentário

  • Cetoniidae

    Esse indivíduo pertence aos besouros Cetoniidae, conhecidos como besouros das flores. Estima-se (...)

    Publicado em 12/03/2019

    1277 visualizações

    0 comentário

  • Jandaia-verdadeira

    Jandaia-verdadeira se alimentando de brotos de coco. Registro realizado em Tamandaré, litoral (...)

    Publicado em 13/09/2020

    1422 visualizações

    1 comentário

  • Cobra verde da Caatinga

    Uma linda cobra verde da espécie Erythrolamprus viridis encontrada debaixo de uma rocha. É uma (...)

    Publicado em 01/08/2026

    269 visualizações

    0 comentário

1 2 3 4 5 6 7 8 9 ... 68

Apoie o Portal