...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Metazoa

Metazoa

Metazoa é um grande grupo de seres vivos e um dos principais ramos da árvore da vida. De acordo com Claus Nielsen, Linnaeus definiu, em 1735, os organismos presentes no Reino Animalia como objetos naturais que crescem, vivem e sentem, em contraste com as plantas, que crescem e vivem, mas não sentem. Esta definição foi modernizada por Ernst Haeckel em 1866, afirmando que os animais possuiam corpos organizados em tecidos e órgãos em complexos sistemas multicelulares.

Diferente de protozoários, os organismos multicelulares não só crescem mais do que os organismos unicelulares, como também apresentam a capacidade de executar, ao mesmo tempo, diferentes funções celulares devido à divisão espacialmente organizada e regulada de tarefas (digestão, osmorregulação etc). O problema é que a multicelularidade evoluiu em diferentes linhagens de organismos eucariontes de forma independente.

Então, o que é ser um animal? Levando em consideração as evidências científicas mais recentes, um animal é um organismo multicelular heterotrófico que se desenvolve de uma única célula oriunda da união de células germinativas modificadas (óvulos e espematozódies) e que possui um tipo específico de proteína encontrada na matriz extracelular, o colageno de tipo IV, presente na membrana basal de todos os metazoários.

Os metazoários divergiram do seu ancestral comum com os coanoflagelados, grupo irmão do metazoários, a aproximadamente 930 milhões de anos atrás. O que consideramos animais, com provavelmente todas as características listadas acima, aparecem durante o período Criogeniano, entre 833 e 650 milhões de anos atrás, com uma grande explosão de diversidade durante o Cambriano.

A maioria dos metazoários são animais com simetria bilateral, com uma cavidade gastrovascular, um sistema nervoso e uma cabeça. Estes animais são agrupados no clado chamado Bilateria.

Contribuições (2029)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Seriema

    Seriema, Sariema, Seriema-de-pé-vermelho, esta é uma ave da família Cariamidae. O nome científico (...)

    Publicado em 18/04/2022

    1351 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu-mirim

    O baiacu do gênero Sphoeroides é bem comum no Atlântico e todo litoral brasileiro. É facilmente (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1171 visualizações

    0 comentário

  • Molossus molossus

    Molossus molossus Fêmea grávida

    Publicado em 12/11/2017

    1089 visualizações

    0 comentário

  • Notogynaphallia (Planária terrestre)

    As Planárias terrestres pertencem ao filo dos Platyhelminthes. São vermes achatados que habitam o (...)

    Publicado em 15/05/2019

    1708 visualizações

    0 comentário

  • Grilo em Bromélia

    Grupo de grilos refugiados em bromélias, registro no Parque Natural Municipal Professor João (...)

    Publicado em 28/09/2022

    1061 visualizações

    0 comentário

  • Pobrezinha da rã

    Pitangus sulphuratus pegando uma rã. Praia dos Carneiros 10.03.2020

    Publicado em 12/03/2020

    1047 visualizações

    2 comentários

  • Sapo

    No tapete da minha casa. Quando chove, aparecem vários desses em meu quintal. Câmera: Redmi 13C. (...)

    Publicado em 07/03/2025

    1201 visualizações

    0 comentário

  • Pipira-preta fêmea

    Fêmea de Tachyphonus rufus.

    Publicado em 11/11/2018

    1010 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha-serradora

    A andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis) é comumente encontrada no Brasil, (...)

    Publicado em 06/01/2025

    911 visualizações

    0 comentário

  • Lagarta de fogo

    Publicado em 25/08/2020

    1787 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo eremita

    Caranguejo-eremita com sua concha emprestada. Registro realizado em Tamandaré, no dia 5 de abril (...)

    Publicado em 10/01/2024

    955 visualizações

    0 comentário

  • Holothuria forskali

    Holothuria forskali é uma espécie de pepino-do-mar (Echinodermata) relativamente grande, podendo (...)

    Publié le 30/07/2024

    1144 vues

    0 commentaire

  • Barata de praia

    As baratas de praia são pequenos crustáceos isópodes da família Ligiidae, comumente encontrados (...)

    Publicado em 14/09/2019

    2047 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhotos

    Uma imagem interessante encontrei hoje no jardim da minha casa. Na folha da palmeira fênix, um (...)

    Publicado em 17/05/2020

    1450 visualizações

    2 comentários

  • Hermodice carunculata

    Publicado em 10/11/2017

    1316 visualizações

    0 comentário

  • Borboleta do Coqueiro (Brassolis sophorae)

    Brassolis sophorae é uma espécie de borboletas da família Nymphalidae. As suas larvas são (...)

    Publicado em 04/10/2022

    3674 visualizações

    0 comentário

  • Besouro Rutelinae

    Besouro da subfamília Rutelinae encontrado dentro de um tronco em decomposição.

    Publicado em 27/12/2021

    1096 visualizações

    0 comentário

  • Maçarico-de-bico-torto

    O maçarico-de-bico-torto é uma ave migratória que viaja espantosas distâncias todos os anos entre a (...)

    Publicado em 12/01/2026

    575 visualizações

    1 comentário

  • Carrapato

    Carrapatos são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófagos (isto é, se alimentam de sangue). Eles (...)

    Publicado em 20/03/2023

    1313 visualizações

    0 comentário

  • Larva de besouro

    Larva de besouro Tenebrioninae encontrada no tronco em decomposição na Estação Ecológica de Caetés, (...)

    Publicado em 04/10/2020

    1090 visualizações

    0 comentário

  • Capivara

    A capivara (Hydrochoerus hydrochaeris) é a maior espécie de roedor do mundo. Pesa em média 48,9 (...)

    Publicado em 13/08/2018

    1636 visualizações

    0 comentário

  • Andorinha-de-sobre-branco

    A Andorinha-de-sobre-branco (Tachycineta leucorrhoa) é uma espécie rara de ser vista no litoral (...)

    Publicado em 06/01/2025

    1052 visualizações

    0 comentário

  • Lagarto

    Fotografado dentro de pequeno fragmento de mata. Animal muito calmo, permitiu boa (...)

    Publicado em 13/04/2020

    1079 visualizações

    1 comentário

  • Cutia

    Cutia, pequeno roedor típico das florestas brasileiras, podendo chegar a 50 cm e 5 quilos . Se (...)

    Publicado em 02/11/2023

    1188 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto da Caatinga

    Gafanhoto registrado no dia 7 de julho de 2023 na zona rural do município de Carnaubeira da (...)

    Publicado em 15/10/2023

    1175 visualizações

    0 comentário

  • Garça-branca-pequena

    A garça-branca-pequena (Egretta thula) pode ser confundida com a garça-branca-grande. Pode chegar (...)

    Publicado em 17/09/2025

    820 visualizações

    0 comentário

  • Ovos de caramujo marinho

    Capsulas de ovos da espécie de molusco gastropode marinho Tritia reticulata. Esta espécie de (...)

    Publicado em 19/02/2025

    1320 visualizações

    1 comentário

  • Maçarico-pintado

    Considero essa a segunda ave migratória mais observada na APA Costa dos Corais. O (...)

    Publicado em 12/10/2025

    667 visualizações

    0 comentário

  • Aranha-de-espinho Micrathena schreibersi

    Aranha-de-espinho da espécie Micrathena schreibersi registrada na Serra dos Cavalos, Caruaru, no (...)

    Publicado em 15/12/2021

    4396 visualizações

    0 comentário

  • Lambe-pau

    Moluscos lambe-pau (Littoraria angulifera) encontrados em manguezal atravessado pela ponte (...)

    Publicado em 08/06/2023

    1230 visualizações

    0 comentário

1 ... 29 30 31 32 33 34 35 36 37 ... 68

Apoie o Portal