...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Ecdysozoa

Ecdysozoa

Ecdysozoa é o grupo filogenético mais diverso do Reino Animal, com mais de 1 milhão de espécies descritas, com uma estimativa de 4,5 milhões de espécies vivas. É composto por animais tão diferentes como a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a aranha caranguejeira, representantes dos Filos Nematoda e Arthropoda, respectivamente. Além destes dois Filos, Ecdysozoa é formado por outros seis, entre os quais Priapulida, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha, Tartigrada e Onychophora [1]. O grupo Ecdysozoa foi originalmente proposto através de analises de sequências específicas de RNA ribossomal para desvendar as relações evolutivas dos artrópodes com outros grupos de invertebrados [2].

Diante de tamanha diversidade, é muito difícil encontrar caracteres morfológicos compartilhados entre tantos grupos. O nome Ecdysozoa reflete a capacidade dos membros do grupo de realizarem ecdise   durante pelo menos parte de seus ciclos de vida. A ecdise   é o processo de muda, o qual implica na eliminação da antiga cutícula que recobre o corpo e a produção de uma nova. O processo de muda é controlado por um conjunto de hormônios ecdiesteróides. Além dos caracteres relacionados à ecdise  , existem evidências de que a boca, em posição terminal, seja uma condição do último ancestral comum do grupo [3]. Este animal ancestral provavelmente tinha a aparência de um verme anelado com probóscide [4] e teria surgido no ambiente marinho ainda durante o período Ediacarano, entre 587-543 milhões de anos atrás [5].

Entre os períodos Cambriano e Devoniano, as diferentes linhagens de ecdisozoários colonizaram de forma independente o ambiente terrestre e ambientes de água doce. Os artrópodes, notadamente os insetos, devem ter colonizado o ambiente terrestre quase de forma simultanea com as plantas terrestres.

Atualmente os ecdisozoários podem ser encontrados em praticamente todos os ambientes, das profundezas abissais até os desertos mais áridos. Suas cutículas de três camadas lhes forneceu propriedades físicas, evitando a dissecação e fornecendo suporte mecânico, assegurando também proteção contra predadores e hospedeiros, no caso das espécies parasitas.

Filogenia de Ecdysozoa

Contribuições (963)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Formiga-feiticeira Hoplomutilla

    Uma formiga-feiticeira do gênero Hoplomutilla registrada na APA Aldeia Beberibe no dia 2 de (...)

    Publicado em 10/11/2025

    1257 visualizações

    0 comentário

  • Mestra dorcas hypermestra

    Borboleta de asas laranja da espécie Mestra dorcas hypermestra observada no Vale do Catimbau, (...)

    Publicado em 03/10/2025

    716 visualizações

    0 comentário

  • Pharneuptychia phares

    Pharneuptychia phares é uma pequena borboleta relativamente comum da Caatinga. É uma espécie que (...)

    Publicado em 11/07/2022

    1298 visualizações

    0 comentário

  • Mariposa bruxa

    Mariposa bruxa (Ascalapha odorata) registrada dentro de uma casa na APA Aldeia Beberibe, no dia (...)

    Publicado em 15/01/2021

    5196 visualizações

    0 comentário

  • Besouro

    Chrysochus auratus.

    Publicado em 08/07/2026

    126 visualizações

    0 comentário

  • Moscas Richardia

    Estas duas moscas estavam em cima de um abacate caído no chão. Pareciam estar fazendo uma dança (...)

    Publicado em 06/02/2025

    1026 visualizações

    0 comentário

  • Besourinho preto e branco

    Pequeno besouro registrado na APA Aldeia Beberibe no dia 28 de fevereiro de 2022. Espécie ainda (...)

    Publicado em 03/09/2022

    1868 visualizações

    0 comentário

  • Gafanhoto

    Esse baby pousou na minha perna enquanto eu estava na rede, aqui em casa. Ele pulou para longe (...)

    Publicado em 07/05/2025

    1151 visualizações

    2 comentários

  • Inca clathratus

    Esse incrível besouro é um Cetoniinae, que apresenta mais de 4 mil espécies descritas em todo (...)

    Publicado em 21/09/2022

    1110 visualizações

    0 comentário

  • Vespas

    Vespas do gênero Polybia registradas no dia 17 de outubro de 2021 na APA Aldeia (...)

    Publicado em 21/10/2021

    985 visualizações

    0 comentário

  • Lagartas

    Conjunto de lagartas registrado na APA Aldeia Beberibe, munícipio de Camaragibe, no dia 18 de (...)

    Publicado em 21/10/2020

    1564 visualizações

    2 comentários

  • Besouro tartaruga amarelo e preto

    Esse é o Besouro tartaruga pertencente a família Chysomelidae e subfamília Cassidinae. (...)

    Publicado em 20/01/2022

    1585 visualizações

    1 comentário

  • Gafanhoto da listra verde

    Um pequeno e esbelto gafanhoto encontrado na borda de uma mata na Área de Proteção Ambiental (...)

    Publicado em 17/03/2025

    965 visualizações

    5 comentários

  • Neuroptera - Bicho lixeiro

    Esse inseto é conhecido como bicho lixeiro, porque a larva acumula substrato em volta de si, (...)

    Publicado em 15/03/2022

    8100 visualizações

    1 comentário

  • Hydrophilidae

    Este é um besouro-d’água, da família Hydrophilidae. Ele possui o corpo bem hidrodinâmico, adaptado (...)

    Publicado em 05/11/2019

    1613 visualizações

    0 comentário

1 ... 31 32 33 34 35 36 37 38 39 ... 65

Apoie o Portal