...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Recifes de arenito

Recifes de arenito

Recife de arenito - Praia do Paiva, Pernambuco

Os recifes de arenito são formações rochosas de origem sedimentar que ocorrem ao longo de zonas costeiras tropicais e subtropicais do mundo todo. Usualmente, os recifes de arenito se apresentam como faixas relativamente largas e muito longas, de centenas de metros, paralelas à linha de costa. O processo de sedimentação e formação da rocha ocorre em zonas mareais e envolve vários tipos de sedimentos, como areia e cascalhos de origem clástica (de outras rochas) e biogênica (de origem orgânica) cimentados por carbonato de cálcio. As formações de recifes de arenito representam, em termos geológicos, um registro inequívoco das flutuações do nível dos oceanos ao longo do tempo. Estima-se que os recifes de arenito têm idades próximas às da subida máxima do nível relativo do mar no período Holoceno, entre 6500 e 4800 anos antes do presente.

As maiores extensões de recifes de arenito são encontradas ao longo das costas da Austrália, da Grécia e do Brasil. No Brasil, a maior parte destas formações ocorre na região Nordeste. Por causa de sua estrutura e acessibilidade, os recifes de arenito têm sido utilizados pelas populações humanas para diferentes fins ao longo do tempo. Durante o processo da ocupação e colonização do Brasil pelos europeus, os recifes de arenito foram utilizados como áreas protegidas para o estabelecimento de ancoradouros e portos, e também como fonte de materia prima para a construção civil. Durante a ocupação portuguesa, blocos de rochas eram retiradas dos recifes para a construção de colunas, pilares, arcos e limiares de portas e janelas. Não tardou para que muitas pessoas percebessem a importância destes ambientes. Até mesmo Charles Darwin, quando passou pela cidade de Recife, em 1836, a bordo do Beagle, ficou espantado com a extensão das faixas de recifes de arenito presentes ao longo do litoral. Atualmente, os recifes de arenito são considerados ambientes de grande relevância como patrimônio geológico, bem como portadores de valores históricos, culturais e arquitetônicos, associado ao conhecimento científico.

Além do serviço natural de proteção da costa, por serem literalmente barreiras naturais de proteção do litoral contra a erosão marítima, os recifes de arenito têm um papel econômico importante, já que fornecem sustento para várias comunidades de pescadores artesanais e também são considerados um dos principais atrativos turísticos das praias do Nordeste do Brasil. As poças, fendas e fissuras presentes nos recifes permitem o estabelecimento de uma grande quantidade de animais, notadamente de invertebrados marinhos, colorindo o ambiente e atraindo a curiosidade e interesse de todas as pessoas que visitam estes ambientes. Apesar de sua aparente robustez, os recifes de arenito são ecossistemas com comunidades ecológicas frágeis, que são afetadas pela superexploração de recursos, pisoteamento, poluição e também pelo aquecimento e acidificação dos oceanos.

Contribuições (88)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Lagostim

    Existem 3 espécies de lagostas do gênero Panulirus na costa brasileira. As mesmas espécies (...)

    Publicado em 11/12/2025

    639 visualizações

    0 comentário

  • Esponja

    As esponjas são animais muito interessantes de serem vistos, dado as formas e cores. São (...)

    Publicado em 11/12/2025

    501 visualizações

    0 comentário

  • Sardinha

    Num olhar mais atento de um cardume de Xira (Haemulon spp), consegui perceber um peixinho (...)

    Publicado em 27/01/2026

    293 visualizações

    0 comentário

  • Lesma psicodélica

    Lesma do mar da espécie Micromelo undatus encontrada nos recifes de arenito da praia de Gaibu, (...)

    Publicado em 18/08/2026

    192 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo decorador

    Acredite se quiser, mas aí tem um caranguejo-decorador, todo ornamentado com cascalhos e uma (...)

    Publicado em 26/01/2026

    387 visualizações

    2 comentários

  • Polvo

    Polvo comum (Octopus vulgaris) registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de (...)

    Publicado em 11/11/2025

    660 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar vermelha

    Estrela do mar vermelha da espécie Linckia guildingi encontrada na praia do Paiva, Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1148 visualizações

    0 comentário

  • Saúna

    Entre um recife arenítico e fundo de areia, num local cheio cheia de algas filamentosas, (...)

    Publicado em 01/12/2025

    587 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu-areia

    O baiacu-areia é uma das espécies de baiacu do nosso litoral, seu nome científico é Sphoeroides (...)

    Publicado em 27/01/2026

    432 visualizações

    0 comentário

  • Mexilhões Brachidontes

    São bem pequenos e formam um tapete negro sobre os recifes, dividindo espaço com cracas e outros (...)

    Publicado em 29/01/2026

    374 visualizações

    0 comentário

  • Peixe pedra

    No dia 16 de janeiro de 2026, avistamos esse peixe pedra, na praia do Paiva, (...)

    Publicado em 21/01/2026

    415 visualizações

    1 comentário

  • Anelídeo equiúro

    Equiúros (Echiura) são anelídeos marinhos bem diferentes. Ao longo da evolução do grupo, seus (...)

    Publicado em 02/10/2026

    99 visualizações

    0 comentário

  • Juvenil de Donzelinha

    Um dos detlhes mais lindos da donzelinha juvenil da espécie Stegastes variabilis são as diversas (...)

    Publicado em 17/01/2026

    426 visualizações

    0 comentário

  • Estrela-do-mar em processo de regeneração

    Muitos equinodermos, como estrelas-do-mar e ofiúros, são capazes de regenerar completamente (...)

    Publicado em 19/11/2025

    1508 visualizações

    0 comentário

  • Xira

    Existem algumas espécies de Xira, Haemulon spp, na APA Costa dos Corais. Geralmente são (...)

    Publicado em 10/12/2025

    577 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro reticulado

    Ofiúro da espécie Ophionereis reticulata registrado na praia do Paiva no dia 5 de novembro de (...)

    Publicado em 22/03/2026

    302 visualizações

    0 comentário

  • Esponja

    Fiz esse registro para ilustrar como é rico o fundo do mar, destacando uma singela esponja no (...)

    Publicado em 26/01/2026

    367 visualizações

    0 comentário

  • Blênio

    «Oi, eu sou um blênio. Algumas pessoas me chamam de macaquinho». Esse diminuto peixe recifal, (...)

    Publicado em 21/03/2026

    315 visualizações

    0 comentário

  • Tubo de poliqueta

    Poliquetas são vermes aquáticos, na maioria marinhos. No centro da foto tem um tubo, feito por um (...)

    Publicado em 09/01/2026

    575 visualizações

    0 comentário

  • Siri Callinectes marginatus

    Siri da espécie Callinectes marginatus observado em um recife de arenito na praia de Piedade, (...)

    Publicado em 09/10/2025

    668 visualizações

    0 comentário

  • Amboré

    Fotografei esse amboré numa poça de maré bem rasa, sobre os recifes areníticos da APA Costa dos (...)

    Publicado em 26/01/2026

    350 visualizações

    0 comentário

  • Xira

    Detalhe desse pequenino peixe de nome Xira, Haemulon spp. Detalhe da foto tirada em (...)

    Publicado em 10/12/2025

    556 visualizações

    0 comentário

  • Guaiá-açu Menippe nodifrons

    Caranguejo da espécie Menippe nodifrons observado em uma região de recife de arenito na praia de (...)

    Publicado em 09/10/2025

    1023 visualizações

    0 comentário

  • Peixes recifais

    Essa foto tirei num mergulho nas bordas de um ambiente recifal, com muitas galerias e cavernas. (...)

    Publicado em 22/03/2026

    295 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo das rochas

    Caranguejo da espécie Mithrax hispidus observado na praia do Paiva no dia 21 de março de 2026. É (...)

    Publicado em 04/06/2026

    275 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar de braços finos

    Este bicho parece uma pequena estrela-do-mar, mas não é. No entanto, é um parente próximo, pois (...)

    Publicado em 06/08/2025

    1076 visualizações

    0 comentário

  • Garça pescando

    Uma pequena garça Egretta thula fazendo um lanchinho matinal na praia do Paiva, Pernambuco, no (...)

    Publicado em 28/04/2025

    900 visualizações

    1 comentário

  • Bernanrdo eremita verde listrado

    Caranguejo paguro da espécie Clibanarius sclopetarius encontrada na praia de Piedade, Jaboatão (...)

    Publicado em 09/10/2025

    758 visualizações

    0 comentário

  • Molusco quíton

    Um molusco quíton encontrado debaixo de uma rocha na praia do Paiva, litorl sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1053 visualizações

    0 comentário

  • Mithrax hispidus

    Um belo caranguejo vermelho da espécie Mithrax hispidus encontrado em ambiente de recifes de (...)

    Publicado em 29/04/2025

    1393 visualizações

    2 comentários

1 2 3

Apoie o Portal