...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

Contribuições (543)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Tubarão lixa

    Tubarão-lixa

    Publicado em 02/10/2025

    833 visualizações

    2 comentários

  • Peixes recifais

    Consegui essa foto através de um vídeo que realizei nas Galés de Maragogi. Horário: 10:37 Dia 14 (...)

    Publicado em 01/10/2025

    606 visualizações

    2 comentários

  • Garça-branca-pequena

    A garça-branca-pequena (Egretta thula) pode ser confundida com a garça-branca-grande. Pode chegar (...)

    Publicado em 17/09/2025

    819 visualizações

    0 comentário

  • Fura-barreira

    O fura-barreira (Galbula ruficauda), também conhecida de ariramba-de-cauda-ruiva, é uma espécie (...)

    Publicado em 17/09/2025

    727 visualizações

    0 comentário

  • Garça-branca

    A garça-branca-grande (Ardea alba) é uma espécie com ampla distribuição nas américas. Sempre perto (...)

    Publicado em 17/09/2025

    595 visualizações

    0 comentário

  • Lineus longissimus

    Qual o animal mais comprido do mundo? Alguns poderiam dizer, com muita veemência, que é a baleia (...)

    Publicado em 12/08/2025

    1091 visualizações

    0 comentário

  • Verme-fita Baseodiscus delineatus

    Verme-fita da espécie Baseodiscus delineatus encontrado na praia do Paiva, litoral sul de (...)

    Publicado em 07/08/2025

    1214 visualizações

    1 comentário

  • Estrela do mar de braços finos

    Este bicho parece uma pequena estrela-do-mar, mas não é. No entanto, é um parente próximo, pois (...)

    Publicado em 06/08/2025

    1010 visualizações

    0 comentário

  • Savacu-de-coroa

    Um savacu-de-coroa observado em uma faixa estreita de manguezal na margem do Rio Capibaribe, (...)

    Publicado em 29/07/2025

    775 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo Uçá

    Num banco de área no meio do rio timbó vivia esse lindo caranguejo Uçá, que estava irritado com (...)

    Publicado em 26/07/2025

    908 visualizações

    0 comentário

  • Molusco quíton

    Um molusco quíton encontrado debaixo de uma rocha na praia do Paiva, litorl sul de Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1003 visualizações

    0 comentário

  • Estrela do mar vermelha

    Estrela do mar vermelha da espécie Linckia guildingi encontrada na praia do Paiva, Pernambuco, (...)

    Publicado em 18/07/2025

    1088 visualizações

    0 comentário

  • Anemona-do-mar laranja

    Annemona do mar com tentáculos de cor laranja encontrada em uma pequena poça de maré na foz do rio (...)

    Publicado em 11/06/2025

    973 visualizações

    0 comentário

  • Siri de garras azuis

    Siri azul do gênero Callinectes encontrado na praia de Tamandaré, no dia 31 de maio de (...)

    Publicado em 11/06/2025

    1249 visualizações

    0 comentário

  • Amphimedon viridis

    Publicado em 10/06/2025

    906 visualizações

    0 comentário

1 ... 10 11 12 13 14 15 16 17 18 ... 37

Apoie o Portal