...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

Contribuições (543)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Donzela amarela

    A donzela-amarela (Stegastes variabilis), também conhecida como saberé, é uma espécie de (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1150 visualizações

    0 comentário

  • Cirurgião azul

    O cirurgião-azul (Acanthurus coeruleus) é uma espécie de peixe costeiro do Atlântico, com ampla (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1769 visualizações

    0 comentário

  • Arapaçu de bico branco

    O arapaçu-de-bico-branco (Dendroplex picus) é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae. (...)

    Publicado em 03/01/2025

    963 visualizações

    0 comentário

  • Maria Cavaleira

    Maria-cavaleira, como é conhecido em algumas regiões do Brasil, é uma espécie da família Tyrannidae (...)

    Publicado em 03/01/2025

    1004 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo camuflado

    Algumas espécies de caranguejos são especialistas da arte da camuflagem. Pode não parecer, mas (...)

    Publicado em 02/01/2025

    1035 visualizações

    0 comentário

  • Moluscos fissurelídeos

    Os moluscos fissurelídeos são gastropodes marinhos com distribuição mundial. São conhecidas (...)

    Publicado em 01/01/2025

    963 visualizações

    0 comentário

  • Polvo comum

    Os polvos são seres incríveis e enigmáticos. Considerados o rei dos disfarces, por mudar de cor, (...)

    Publicado em 29/12/2024

    908 visualizações

    0 comentário

  • Caramujo preguari

    O caramujo preguari é um caramujo de águas rasas do nordeste brasileiro. Seu nome científico é (...)

    Publicado em 26/12/2024

    1027 visualizações

    0 comentário

  • Lesma do mar

    Esse diminuto caramujo, conhecido como lesma-do-mar, pode ser encontrado em poças de maré da APA (...)

    Publicado em 23/12/2024

    1093 visualizações

    1 comentário

  • Ctenophora em poças de maré

    Apesar lembrar uma água-viva, na realidade este animal pertence a um filo completamente (...)

    Publicado em 13/12/2024

    1169 visualizações

    0 comentário

  • Sabella spallanzanii

    Sabella spallanzanii é uma espécie de anelídeo poliqueta séssil que vive dentro de um tubo e possui (...)

    Publicado em 01/12/2024

    1057 visualizações

    0 comentário

  • Ofiúro estrelado

    Mais um exemplo da enorme variedade de padrões de desenhos e cores que os ofiúros da espécie (...)

    Publicado em 30/11/2024

    861 visualizações

    0 comentário

  • Botryllus schlosseri

    Botryllus schlosseri é o nome científico destas delicadas ascídias coloniais. As ascídias, ou (...)

    Publicado em 29/11/2024

    1264 visualizações

    3 comentários

  • Ophiura albida

    Ophiura albida é uma das espécies de ofiúro mais comuns e abundantes das costas marinhas da (...)

    Publicado em 27/11/2024

    1043 visualizações

    0 comentário

  • Ofiuro de braços vermelhos

    Um belo ofiúro de braços vermelhos encontrado na praia de Porz Meur, Bretanha, no dia 15 de (...)

    Publicado em 26/11/2024

    893 visualizações

    0 comentário

  • Pleurehdera stellata

    Lesma do mar da espécie Pleurehdera stellata (Família Pleurobranchidae) encontrada no dia 21 de (...)

    Publicado em 20/11/2024

    753 visualizações

    0 comentário

  • Ligia oceanica

    Ligia oceanica encontrada na praia da Ilha Tudy, no sul da Bretanha França. Em português, estes (...)

    Publicado em 18/11/2024

    930 visualizações

    0 comentário

  • Anthopleura ballii

    Anthopleura ballii é uma espécie de anemona-do-mar abundante que ocorre ao longo da costa (...)

    Publicado em 15/11/2024

    978 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona-do-mar verde

    Anêmona-do-mar verde (Anemonia viridis) registrada na Ponta do Dellec, Brest, no dia 17 de (...)

    Publicado em 10/11/2024

    770 visualizações

    0 comentário

  • Cereus pedunculatus

    Cereus pedunculatus é uma espécie de anemona que ocorre em ambientes costeiros da Europa, podendo (...)

    Publié le 05/11/2024

    784 vues

    0 commentaire

  • Calliactis parasitica

    Uma bela anemona parasita mostrando todos os seus tentáculos para a foto. Registro realizado na (...)

    Publicado em 31/10/2024

    872 visualizações

    0 comentário

  • Echinocardium cordatum

    Essa pequena bola de pelos na verdade é um ouriço-do-mar irregular da espécie Echinocardium (...)

    Publié le 30/10/2024

    1357 vues

    0 commentaire

  • Sagui do nordeste

    Sagui-do-nordeste ou sagui-de-tufo-branco é uma espécie que ocorre na Mata Atlântica e Caatinga do (...)

    Publicado em 25/10/2024

    1344 visualizações

    0 comentário

  • Anêmona

    Existem algumas espécies de anêmonas na APA Costa dos Corais. A anêmona-carpete-dos-recifes não (...)

    Publicado em 25/10/2024

    988 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo-Uçá

    O caranguejo-uçá (Ucides cordatus) é um importante recurso econômico em toda a sua área de (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1031 visualizações

    0 comentário

  • Xira-branca

    Xira branca pertence ao gênero Haemulon. Essa da foto é de um juvenil de Haemulon parra. Esse (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1185 visualizações

    0 comentário

  • Baiacu-mirim

    O baiacu do gênero Sphoeroides é bem comum no Atlântico e todo litoral brasileiro. É facilmente (...)

    Publicado em 22/10/2024

    1167 visualizações

    0 comentário

  • Esponja preta

    Esponjas são organismos do Filo Porifera. Existem muitas espécies no oceano, são encontradas no (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1034 visualizações

    0 comentário

  • Tedania ignis

    Esponjas são organismos do Filo Porifera e podem ser encontradam em toda APA Costa dos Corais, (...)

    Publicado em 21/10/2024

    1267 visualizações

    0 comentário

  • Calcinus tibicen

    Os ermitões são bem comuns em poças de marés na APA Costa dos Corais. Podem ser vistos durante a (...)

    Publicado em 21/10/2024

    970 visualizações

    0 comentário

1 ... 7 8 9 10 11 12 13 14 15 ... 19

Apoie o Portal