...do Brasil e do Mundo! Descubra e compartilhe sua natureza.
  1. Sistema Costeiro-Marinho

Sistema Costeiro-Marinho

De acordo com o IBGE, o Sistema Costeiro-Marinho compreende oceanos, mares e a área marinha próxima do continente o qual forma a zona costeira [1]. No Brasil as areas costeiras e marinhas são consideradas como um complexo de ecossistemas. As areas costeiras são as franjas imediatamente conectadas com as areas terrestres. A area marinha (mar territorial) se estende por 12 milhas náuticas (22 km) de largura. Em Pernambuco a zona costeira possui aproximadamente 187 km de extensão, incluindo 21 municípios e é marcada pela presença de estuários com extensos manguezais e longas faixas e zonas de recifes de coral além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os mangues estão relacionados diretamente com um tipo de vegetação arbóreo-arbustiva, que se desenvolve principalmente nos solos lamosos dos rios tropicais e subtropicais ao longo da zona de influência das marés. São caracterizados por uma baixa diversidade de espécies arbóreas, as quais possuem adaptações especiais para sobreviver em condições halófitas das águas estuarinas. O litoral de Pernambuco apresenta aproximadamente 161,38 km2 cobertos por áreas de manguezal [2]. Os manguezais acolhem uma grande diversidade de espécies animais. Em Pernambuco, por exemplo, já foram listadas 202 espécies de peixes relacionadas aos manguezais, sendo a maioria associadas a ambientes recifais [3].

Piscinas naturais em Tamandaré, PE

Os recifes de coral são ecossistemas complexos construídos diretamente por espécies de cnidários, os quais, com seus esqueletos de carbonato de cálcio, oferecem um substrato ideal para o crescimento e sobrevivência para as mais ricas comunidades de seres vivos da Terra. Entre os Estados de Pernambuco e Alagoas encontra-se o complexo recifal Tamandaré, uma das áreas de recifes de coral mais estudadas do Brasil [4]. Este complexo atualmente está inserido na APA Costa dos Corais, um dos maiores e mais importantes projetos de conservação de zonas costeiras do país.

Contribuições (543)

Triar: por data, por popularidade | Exibir : 9 mídias, 15 mídias, 30 mídias por página
  • Psammechinus miliaris

    Psammechinus miliaris é uma espécie de ouriço-do-mar encontrada entre o norte da Escandinávia até (...)

    Publicado em 12/02/2024

    976 visualizações

    0 comentário

  • Asterias rubens

    Asterias rubens é uma espécie de estrela-do-mar comum e abundante, com ampla distribuição nas (...)

    Publicado em 12/02/2024

    1398 visualizações

    0 comentário

  • Nerophis lumbriciformis

    Nerophis lumbriciformis é uma espécie de peixe marinho, parente dos famosos cavalos-marinhos (...)

    Publicado em 05/02/2024

    1071 visualizações

    0 comentário

  • Caramujo do mangue

    Caramujo do mangue encontrado no manguezal do Rio Mambucaba, em Tamandaré, litoral sul de (...)

    Publicado em 01/02/2024

    1193 visualizações

    0 comentário

  • Taioba

    Iphigenia brasiliensis ou popularmente conhecida como Taioba é um molusco bivalve comum nos (...)

    Publicado em 20/01/2024

    1364 visualizações

    0 comentário

  • Jovem de Siri

    Pequeno siri encontrado na Praia do Toque, em poça de maré. Espécie não identificada. A foto foi (...)

    Publicado em 20/01/2024

    939 visualizações

    0 comentário

  • Peixe-agulha

    O peixe agulha do gênero Hyporhamphus spp é uma espécie comum no litoral nordestino. Durante o (...)

    Publicado em 20/01/2024

    2450 visualizações

    0 comentário

  • Caranguejo Maria Farinha

    Ocypode quadrata é um caranguejo comum nas praias do Brasil. Constroem dias tocas na areia das (...)

    Publicado em 19/01/2024

    903 visualizações

    0 comentário

  • Actinia fragacea

    A anemona-morango (Actinia fragacea) é uma anemona que pode ser encontrada nas costas rochosas (...)

    Publicado em 16/01/2024

    924 visualizações

    0 comentário

1 ... 42 43 44 45 46 47 48 49 50 ... 61

Apoie o Portal